You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/109255
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCristóvão, Assunção Aparecida Laila-
dc.date.accessioned2014-09-03T17:52:33Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:44:02Z-
dc.date.available2014-09-03T17:52:33Z-
dc.date.available2016-10-25T19:44:02Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationCRISTÓVÃO, Assunção Aparecida Laila. Fazendo gênero em jornalismo: os projetos editoriais da Folha de S. Paulo em perspectiva dialógica. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788579833755.-
dc.identifier.isbn9788579833755-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/109255-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/109255-
dc.description.abstractO trabalho investiga os projetos editoriais e gráficos da Folha de S. Paulo produzidos desde a década de 1970, de modo a tentar compreender a evolução histórica recente do veículo, além do amadurecimento de seu conceito de jornalismo e de sua visão como empresa, os quais o alçaram à condição de jornal mais importante do país, posição que raramente perdeu e ainda mantém. Com ferramentas metodológicas emprestadas de Mikhail Bakhtin, a autora demonstra que, apesar das estabilidades estruturais desse jornal enquanto gênero discursivo se ampararem em elementos como conteúdo temático, traços formais e estilo verbal, esses mesmos elementos seriam sutilmente transformados ao longo dos anos, de modo a adaptar continuamente o veículo ao universo mutável que o circunda, constituído pelos leitores, anunciantes, governos, o desenvolvimento tecnológico e o próprio conceito de jornalismo. A pesquisadora mostra o quanto a Folha de S. Paulo precisou se modificar para enfrentar a concorrência dos outros jornais, da televisão e, em especial, da internet, que impôs um novo tipo de tratamento à informação. E como, nesse percurso, o jornal conseguiu consolidar sua visão de mundo e sua noção particular de informação como mercadoriapt
dc.language.isopor-
dc.publisherCultura Acadêmica-
dc.sourceAleph-
dc.subjectFolha de S. Paulo (Jornal)pt
dc.subjectJornalismopt
dc.subjectComunicação - Aspectos sociaispt
dc.titleFazendo gênero em jornalismo: os projetos editoriais da Folha de S. Paulo em perspectiva dialógicapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISBN9788579833755.pdf-
dc.relation.ispartofColeção PROPG Digital (UNESP)-
dc.identifier.aleph000774778-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.