Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/109263
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Miranda, Paulo César Cardozo de | - |
dc.date.accessioned | 2014-09-03T17:52:33Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T19:44:02Z | - |
dc.date.available | 2014-09-03T17:52:33Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T19:44:02Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.citation | MIRANDA, Paulo César Cardozo de. Jogo musical e humanização: um olhar lúdico, complexo e sistêmico na educação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2013. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788579834318. | - |
dc.identifier.isbn | 9788579834318 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/109263 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/109263 | - |
dc.description.abstract | Este livro foi inspirado nas experiências do diretor musical, ator e bonequeiro Paulo César Cardozo de Miranda nas áreas artísticas e pedagógicas, direcionadas a crianças, educadores e arte-educadores e relacionadas à contação de histórias, jogos, brincadeiras, teatro de bonecos, entre outras. Tais experiências suscitaram no autor inquietações referentes à educação, em especial no que tange às relações entre professor e aluno vistos como indivíduos preocupados com seu desenvolvimento pessoal e, especificamente, com a música. Ele focaliza questões que envolvem jogos e brincadeiras enquanto expressões musicais, a presença do lúdico na música e no ensino e, também, as implicações dessas atividades na formação de professores e músicos. Cardozo de Miranda propõe a compreensão dos jogos e brincadeiras não só como próprios da vida social, mas também como práticas pertinentes à Educação Musical, Educação e Estudos Sociais. Aqui, ele é movido inclusive pela constatação de que, apesar da obrigatoriedade do ensino da Música na educação básica, instituída por lei em 2008, há lacunas na pesquisa relacionada aos conhecimentos necessários para atender às demandas didáticas nessa área pedagógica. As reflexões do autor são apoiadas por trabalho de campo realizado com alunos de 10 e 11 anos do sexto ano de escola pública estadual da cidade de São Paulo. A pesquisa procurou levantar aspectos das realidades musicais das crianças, investigando principalmente a possível existência de repertórios de memória individual e coletiva | pt |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Cultura Acadêmica | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Musica - Instrução e estudo | pt |
dc.subject | Musica na educação | pt |
dc.subject | Jogos educativos | pt |
dc.subject | Brincadeiras | pt |
dc.title | Jogo musical e humanização: um olhar lúdico, complexo e sistêmico na educação | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | ISBN9788579834318.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Coleção PROPG Digital (UNESP) | - |
dc.identifier.aleph | 000775415 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.