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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/109265
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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorLacowicz, Stanis David-
dc.date.accessioned2014-09-03T17:52:34Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:44:03Z-
dc.date.available2014-09-03T17:52:34Z-
dc.date.available2016-10-25T19:44:03Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationLACOWICZ, Stanis David. Mitos hispânicos no romance histórico brasileiro: uma leitura de O Chalaça (1994) e de O Feitiço da Ilha do Pavão (1997). São Paulo: Cultura Acadêmica, 2013. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788579834332.-
dc.identifier.isbn9788579834332-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/109265-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/109265-
dc.description.abstractO trabalho busca analisar a apropriação que dois romances históricos brasileiros contemporâneos fazem dos mitos literários hispânicos do pícaro e de Dom Juan: O Chalaça (1994), de José Roberto Torero e O feitiço da ilha do Pavão (1997), de João Ubaldo Ribeiro. Segundo o autor, ambos privilegiam uma releitura crítica da história oficial, especialmente por meio de recursos como a carnavalização, a ironia, a intertextualidade e a metaficção. Na abordagem do romance de Torero, o autor discute as relações que o livro estabelece com a picaresca espanhola clássica, a partir de um jogo de máscaras e níveis narrativos, uma maneira engenhosa de fazer reemergir um personagem (o Chalaça) que teve grande importância política no Primeiro Reinado, mas foi soterrado pela história oficial como um mero alcoviteiro a serviço de Dom Pedro I. No romance de João Ubaldo Ribeiro, é posto em debate o processo pelo qual o texto, ao dialogar com as narrativas do realismo mágico, reitera o mito de Dom Juan em uma imaginária ilha do Pavão, localizada no Recôncavo Baiano e eivada de conflitos entre o grupo principal de personagens (e seus ideais de liberdade e igualdade) e as instituições oficiais no período colonial, como a Igreja e o Estado, que tentam impor as mais diversas formas de dominação. Para o autor, esses dois romances, além de se aproximarem pela via da apropriação mítica e da intertextualidade, ainda utilizam anti-heróis como referências de um espaço social excêntrico, contrário às normas instituídas, o que também iria ao encontro de aspectos mais tipicamente desconstrucionistas do romance histórico contemporâneopt
dc.language.isopor-
dc.publisherCultura Acadêmica-
dc.sourceAleph-
dc.subjectRomance brasileiropt
dc.subjectLiteratura comparadapt
dc.subjectMito na literaturapt
dc.subjectLiteratura picarescapt
dc.subjectCarnavalização (Literatura)pt
dc.subjectDon Juan (Personagem lendário)pt
dc.titleMitos hispânicos no romance histórico brasileiro: uma leitura de O Chalaça (1994) e de O Feitiço da Ilha do Pavão (1997)pt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISBN9788579834332.pdf-
dc.relation.ispartofColeção PROPG Digital (UNESP)-
dc.identifier.aleph000775595-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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