Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/109277
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Alves, Rebeca | - |
dc.date.accessioned | 2014-09-03T17:52:34Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T19:44:04Z | - |
dc.date.available | 2014-09-03T17:52:34Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T19:44:04Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.citation | ALVES, Rebeca. Uma pluralidade singular em O selvagem da ópera, de Rubem Fonseca. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2013. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788579834554. | - |
dc.identifier.isbn | 9788579834554 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/109277 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/109277 | - |
dc.description.abstract | A autora investiga o romance O selvagem da ópera, de Rubem Fonseca, publicado em 1994 e que se destaca por certa excepcionalidade dentro da obra do escritor, conhecido pelo uso da linguagem das ruas e pela ênfase nas situações de violência social - embora neste texto, publicado quatro anos após ter lançado Agosto, em que mesclava história e ficção para narrar os acontecimentos do mês em que Getúlio Vargas se suicidou, também volte a utilizar esses elementos. No livro, Fonseca debruça-se sobre a vida do compositor Carlos Gomes, famoso por sua ópera O Guarani, desde a sua partida de Campinas para o Rio de Janeiro de D. Pedro II, e depois para a Itália, onde encontraria a glória e o fracasso. O autor não se limita, porém, à simples narrativa histórica: investe também no hibridismo de gêneros, já que é contado para o leitor que o romance servirá de base para um filme de longa-metragem. Dessa forma, segundo a pesquisadora, Fonseca, empregando o recurso da metaficção, monta um jogo de simulacros e armadilhas, deixando o leitor indeciso se está diante de um material biográfico ou de um roteiro cinematográfico. Além da análise formal, o livro também discute as implicações trazidas pelo olhar inovador de Fonseca diante do cenário artístico e cultural da segunda metade do século 19 | pt |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Cultura Acadêmica | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Fonseca, Rubem, 1925- | pt |
dc.subject | Gomes, Carlos, 1836-1896 | pt |
dc.subject | Literatura comparada | pt |
dc.subject | Livros e leitura | pt |
dc.subject | Literatura brasileira - História e crítica | pt |
dc.title | Uma pluralidade singular em O selvagem da ópera, de Rubem Fonseca | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | ISBN9788579834554.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Coleção PROPG Digital (UNESP) | - |
dc.identifier.aleph | 000776370 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.