Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/109287
- Title:
- O estetoscópio e o caderno: narrativas da vivência clínica de estudantes de medicina
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- 9788579834684
- Um trabalho de campo, este livro é parte do projeto Integração Universidade, Serviços de Saúde e Comunidade na Faculdade de Medicina de Botucatu - Unesp: construindo novas práticas de formação e pesquisa. Integrado por pesquisadores e alunos de pós-graduação e graduação, o projeto está no bojo de um movimento maior - de alcance internacional -, voltado à mudança no sistema de graduação na área da saúde. Os autores debruçam-se principalmente sobre os aspectos práticos e humanos do processo de ensino-aprendizagem, levantando como se dá, no ensino superior da área de saúde, o compromisso com a integralidade dos cuidados médicos, a aproximação entre academia e serviço e entre a saúde e a educação, dentro de primados éticos, estéticos e políticos. As narrativas dos alunos do terceiro ano da Faculdade de Medicina de Botucatu - Unesp analisadas no livro foram elaboradas num contexto pedagógico em que eles tiveram a oportunidade de acompanhar um mesmo paciente ao longo de até quatro meses, vivência rara nas escolas médicas. Muitas dessas narrativas expressam a intensidade do encontro com o paciente, as dificuldades para lidar com pacientes difíceis (outro tema negligenciado na formação médica), a alegria do bom encontro, o sentimento de impotência diante das mazelas sociais e dos claros limites da medicina, como o de lidar com demandas situadas na fronteira entre os problemas da vida e a patologia, e que por isso nem sempre podem ser claramente configuradas e diagnosticadas
- 2013
- GODOY, Daniele Cristina; CYRINO,Antonio de Padua P. O estetoscópio e o caderno: narrativas da vivência clínica de estudantes de medicina. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2013. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788579834684.
- Cultura Acadêmica
- Estudantes de medicina
- Médicos
- Medicina
- Educação medica
- Ensino superior
- Pesquisa qualitativa
- Avaliação educacional
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/109287
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.