Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/109287
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Godoy, Daniele Cristina | - |
dc.contributor.author | Cyrino,Antonio de Padua P | - |
dc.date.accessioned | 2014-09-03T17:52:35Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T19:44:05Z | - |
dc.date.available | 2014-09-03T17:52:35Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T19:44:05Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.citation | GODOY, Daniele Cristina; CYRINO,Antonio de Padua P. O estetoscópio e o caderno: narrativas da vivência clínica de estudantes de medicina. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2013. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788579834684. | - |
dc.identifier.isbn | 9788579834684 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/109287 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/109287 | - |
dc.description.abstract | Um trabalho de campo, este livro é parte do projeto Integração Universidade, Serviços de Saúde e Comunidade na Faculdade de Medicina de Botucatu - Unesp: construindo novas práticas de formação e pesquisa. Integrado por pesquisadores e alunos de pós-graduação e graduação, o projeto está no bojo de um movimento maior - de alcance internacional -, voltado à mudança no sistema de graduação na área da saúde. Os autores debruçam-se principalmente sobre os aspectos práticos e humanos do processo de ensino-aprendizagem, levantando como se dá, no ensino superior da área de saúde, o compromisso com a integralidade dos cuidados médicos, a aproximação entre academia e serviço e entre a saúde e a educação, dentro de primados éticos, estéticos e políticos. As narrativas dos alunos do terceiro ano da Faculdade de Medicina de Botucatu - Unesp analisadas no livro foram elaboradas num contexto pedagógico em que eles tiveram a oportunidade de acompanhar um mesmo paciente ao longo de até quatro meses, vivência rara nas escolas médicas. Muitas dessas narrativas expressam a intensidade do encontro com o paciente, as dificuldades para lidar com pacientes difíceis (outro tema negligenciado na formação médica), a alegria do bom encontro, o sentimento de impotência diante das mazelas sociais e dos claros limites da medicina, como o de lidar com demandas situadas na fronteira entre os problemas da vida e a patologia, e que por isso nem sempre podem ser claramente configuradas e diagnosticadas | pt |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Cultura Acadêmica | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Estudantes de medicina | pt |
dc.subject | Médicos | pt |
dc.subject | Medicina | pt |
dc.subject | Educação medica | pt |
dc.subject | Ensino superior | pt |
dc.subject | Pesquisa qualitativa | pt |
dc.subject | Avaliação educacional | pt |
dc.title | O estetoscópio e o caderno: narrativas da vivência clínica de estudantes de medicina | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | ISBN9788579834684.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Coleção PROPG Digital (UNESP) | - |
dc.identifier.aleph | 000777177 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.