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http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/109289
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Bembem, Angela Halen Claro | - |
dc.date.accessioned | 2014-09-03T17:52:35Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T19:44:06Z | - |
dc.date.available | 2014-09-03T17:52:35Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T19:44:06Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.citation | BEMBEM, Angela Halen Claro. A ciência da informação e os espaços antropológicos: uma aproximação possível?. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2013. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788579834707. | - |
dc.identifier.isbn | 9788579834707 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/109289 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/109289 | - |
dc.description.abstract | Traçar um paralelo entre os espaços antropológicos e os tempos da Ciência da Informação, mostrando suas aproximações, é o objetivo dessa obra. A autora parte dos conceitos de Pierre Lévy dos espaços Terra, Território, Espaço das Mercadorias e Espaço do Saber, com ênfase nos dois últimos, para analisar até que ponto eles podem ser utilizados como plano de fundo para a compreensão dos diferentes tempos da Ciência da Informação, por meio de seu percurso e evolução. O Espaço do Saber é definido por Lévy como o espaço antropológico no qual a inteligência coletiva se manifesta, na medida em que nele as relações humanas têm como referência a valorização dos sujeitos e suas habilidades e o compartilhamento do conhecimento. Esse encontro se dá no ciberespaço, formado pela rede mundial de computadores e pelos seres humanos que a navegam e a alimentam. Assim, a Ciência da Informação tem como foco o humano e suas relações com as informações, o que se dá por meio da tecnologia que as armazena e as transmite. Para a autora, o Espaço do Saber oferece meios mais justos e igualitários para a valorização das competências individuais e o compartilhamento de informações. No entanto, a complexidade de necessárias mudanças políticas e educacionais e, ainda, as dificuldades encontradas para a democratização da infraestrutura tecnológica impedem que esse espaço antropológico se efetive plenamente. No entanto, ela acredita que o espaço atual, em fase de construção, já traz mudanças reais e perceptíveis: Por isso, a Ciência da Informação deve se ater a esse novo contexto que a ela se apresenta, necessitando ser para isso tão dinâmica quanto os indivíduos do Espaço do Saber e do tempo do conhecimento interativo | pt |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Cultura Acadêmica | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Ciencia da informação - Estudo e ensino | pt |
dc.subject | Sistemas de recuperação da informação | pt |
dc.subject | Organização da informação | pt |
dc.subject | Tecnologias de informação e comunicação | pt |
dc.title | A ciência da informação e os espaços antropológicos: uma aproximação possível? | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | ISBN9788579834707.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Coleção PROPG Digital (UNESP) | - |
dc.identifier.aleph | 000777217 | - |
dc.identifier.capes | 33004110043P4 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
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