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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/109289
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBembem, Angela Halen Claro-
dc.date.accessioned2014-09-03T17:52:35Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:44:06Z-
dc.date.available2014-09-03T17:52:35Z-
dc.date.available2016-10-25T19:44:06Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationBEMBEM, Angela Halen Claro. A ciência da informação e os espaços antropológicos: uma aproximação possível?. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2013. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788579834707.-
dc.identifier.isbn9788579834707-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/109289-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/109289-
dc.description.abstractTraçar um paralelo entre os espaços antropológicos e os tempos da Ciência da Informação, mostrando suas aproximações, é o objetivo dessa obra. A autora parte dos conceitos de Pierre Lévy dos espaços Terra, Território, Espaço das Mercadorias e Espaço do Saber, com ênfase nos dois últimos, para analisar até que ponto eles podem ser utilizados como plano de fundo para a compreensão dos diferentes tempos da Ciência da Informação, por meio de seu percurso e evolução. O Espaço do Saber é definido por Lévy como o espaço antropológico no qual a inteligência coletiva se manifesta, na medida em que nele as relações humanas têm como referência a valorização dos sujeitos e suas habilidades e o compartilhamento do conhecimento. Esse encontro se dá no ciberespaço, formado pela rede mundial de computadores e pelos seres humanos que a navegam e a alimentam. Assim, a Ciência da Informação tem como foco o humano e suas relações com as informações, o que se dá por meio da tecnologia que as armazena e as transmite. Para a autora, o Espaço do Saber oferece meios mais justos e igualitários para a valorização das competências individuais e o compartilhamento de informações. No entanto, a complexidade de necessárias mudanças políticas e educacionais e, ainda, as dificuldades encontradas para a democratização da infraestrutura tecnológica impedem que esse espaço antropológico se efetive plenamente. No entanto, ela acredita que o espaço atual, em fase de construção, já traz mudanças reais e perceptíveis: Por isso, a Ciência da Informação deve se ater a esse novo contexto que a ela se apresenta, necessitando ser para isso tão dinâmica quanto os indivíduos do Espaço do Saber e do tempo do conhecimento interativopt
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.language.isopor-
dc.publisherCultura Acadêmica-
dc.sourceAleph-
dc.subjectCiencia da informação - Estudo e ensinopt
dc.subjectSistemas de recuperação da informaçãopt
dc.subjectOrganização da informaçãopt
dc.subjectTecnologias de informação e comunicaçãopt
dc.titleA ciência da informação e os espaços antropológicos: uma aproximação possível?pt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISBN9788579834707.pdf-
dc.relation.ispartofColeção PROPG Digital (UNESP)-
dc.identifier.aleph000777217-
dc.identifier.capes33004110043P4-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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