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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/109300
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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBergamim, Claudia Regina-
dc.date.accessioned2014-09-03T17:52:35Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:44:07Z-
dc.date.available2014-09-03T17:52:35Z-
dc.date.available2016-10-25T19:44:07Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationBERGAMIM, Claudia Regina. A construção do espaço da escrita na ficção contemporânea. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2013. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788579834813.-
dc.identifier.isbn9788579834813-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/109300-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/109300-
dc.description.abstractA autora toma como base romances de autores de língua portuguesa - O ano da morte de Ricardo Reis (1984), do português José Saramago, Nove noites (2002), do brasileiro Bernardo Carvalho, e O outro pé da sereia (2006), do moçambicano Mia Couto - para estudar as relações entre literatura e história na produção literária contemporânea. A obra investiga a intertextualidade presente nos romances, ou seja, a relação entre linguagens, uma vez que esses autores construíram as narrativas ficcionais de suas obras recorrendo a elementos de origem histórica, como textos literários, textos históricos, notícias jornalísticas, fotos, cartas e depoimentos atribuídos a figuras históricas. Da intertextualidade resultaria um plano discursivo mais amplo, que extrapola efetivamente o campo dos textos reaproveitados pelos romances. Apoiada em teorias literárias que discutem o modo intertextual, a autora foca sua análise em cada um dos romances. Na obra do escritor português, permeada de releituras de fatos da história de Portugal ocorridos em 1936 e da poesia de Ricardo Reis, heterônomio do poeta Fernando Pessoa, a obra revela os meios pelos quais Saramago coloca em discussão dois mitos lusitanos: Salazar e o próprio Pessoa. Em Nove noites, que remete à passagem do etnólogo norte-americano Buell Quain pelo Brasil e de sua morte na floresta amazônica em 1939, o livro detecta a discussão sobre o mito do bom selvagem que revestiu o índio brasileiro. Já na obra do moçambicano Mia Couto, cuja narrativa é entremeada de fragmentos de escritos históricos de 1560 e de ditados populares, entre outros textos, percebe-se a reflexão sobre a reapresentação da história da exploração do continente africano por colonizadores portugueses e também pelos próprios africanospt
dc.language.isopor-
dc.publisherCultura Acadêmica-
dc.sourceAleph-
dc.subjectLiteratura brasileira - Séc. XIX - História e críticapt
dc.subjectIntertextualidadept
dc.subjectLíngua portuguesapt
dc.subjectNarrativa (Retorica)pt
dc.subjectLiteraturapt
dc.titleA construção do espaço da escrita na ficção contemporâneapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISBN9788579834813.pdf-
dc.relation.ispartofColeção PROPG Digital (UNESP)-
dc.identifier.aleph000778188-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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