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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/109306
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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorÁvila, Virgínia Pereira da Silva de-
dc.date.accessioned2014-09-03T17:52:35Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:44:08Z-
dc.date.available2014-09-03T17:52:35Z-
dc.date.available2016-10-25T19:44:08Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationÁVILA, Virgínia Pereira da Silva de. História do ensino primário rural em São Paulo e Santa Catarina (1921-1952): uma abordagem comparada. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2013. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788579834875.-
dc.identifier.isbn9788579834875-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/109306-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/109306-
dc.description.abstractO livro trata da história do ensino primário rural no Brasil no período de 1921 a 1952, caracterizado por uma significativa expansão do setor. Analisa especialmente o processo de construção das políticas educacionais para o segmento em âmbito nacional e suas repercussões nas reformas de ensino na esfera estadual, exemplificadas pelas de São Paulo e Santa Catarina. Mais do que distinguir o que era próprio e específico de cada uma das regiões estudadas, o trabalho visou também revelar a pluralidade de métodos e os efeitos diversos que as reformas provocaram na educação rural paulista e catarinense. A pesquisa apoiou-se principalmente em documentação. A análise de mensagens de governadores, relatórios, decretos, regulamentações de ensino, revistas de estatísticas, revista brasileira de estudos pedagógicos e obras de época permitiu comparar e relacionar os dados referentes às formas de organização e funcionamento do ensino primário rural, como duração dos cursos, período escolar, programas, métodos, modelos educativos e expansão do ensino. De acordo com a autora, a educação rural, que contrasta em muitos aspectos com a educação urbana, foi um elemento fundamental na expansão da escola pública no Brasil. Mas, segundo ela, estranhamente, é muito pouco estudada no país. De fato, das 5.948 pesquisas de doutorado em Educação abrigadas no banco de teses da Capes no período de 2000 a 2009, somente 165 apresentaram como tema a educação rural, o que equivale a 2,7% da produção. E apenas 1,1% abordava a questão do ponto de vista históricopt
dc.language.isopor-
dc.publisherCultura Acadêmica-
dc.sourceAleph-
dc.subjectEducação rural - 1921-1952pt
dc.subjectEscolas rurais - São Paulopt
dc.subjectEscolas rurais - Santa Catarinapt
dc.subjectEnsino primáriopt
dc.subjectEducação ruralpt
dc.titleHistória do ensino primário rural em São Paulo e Santa Catarina (1921-1952): uma abordagem comparadapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISBN9788579834875.pdf-
dc.relation.ispartofColeção PROPG Digital (UNESP)-
dc.identifier.aleph000778313-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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