You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/109308
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMeira, Vanessa Ribeiro Andreto-
dc.contributor.authorLeite, Yoshie Ussami Ferrari-
dc.date.accessioned2014-09-03T17:52:36Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:44:08Z-
dc.date.available2014-09-03T17:52:36Z-
dc.date.available2016-10-25T19:44:08Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationMEIRA , Vanessa Ribeiro Andreto; LEITE, Yoshie Ussami Ferrari. Professores aposentados: quais os motivos para seu retorno à docência?. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2013. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788579834899.-
dc.identifier.isbn9788579834899-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/109308-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/109308-
dc.description.abstractA escola no Brasil vem enfrentando o aparecimento de uma série de dilemas, frutos das mudanças sociais ocorridas nos últimos tempos, que terminam por sobrecarregar os professores. Diante desse cenário, boa parte dos professores que estão na ativa almeja a aposentadoria, enquanto outros, já aposentados, estão voltando às escolas. É a partir dessa aparente incoerência que Vanessa Ribeiro Andreto Meira e Yoshie Ussami Ferrari Leite refletem sobre os motivos que levam um professor aposentado a voltar a uma escola que vem assumindo novos papéis para os quais muitas vezes ainda não está preparada. Elas observam que inúmeras novas funções, como o ensino de conceitos básicos para a convivência em sociedade, antes atribuição das famílias, foram simplesmente delegadas ao professor, quem consequência passaram a ter mais dificuldade para definir prioridades. O estudo toma como base uma pesquisa realizada com professoras aposentadas que atuam na rede de ensino municipal de duas cidades do sudoeste do estado de São Paulo - Presidente Prudente e Presidente Bernardes -, e propõe análises sobre os desafios postos à escola pública, levantando questões relativas à aposentadoria do professor no Brasil e discutindo os ciclos de vida e de carreira docentespt
dc.language.isopor-
dc.publisherCultura Acadêmica-
dc.sourceAleph-
dc.subjectEducação - Brasilpt
dc.subjectProfessores aposentadospt
dc.titleProfessores aposentados: quais os motivos para seu retorno à docência?pt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISBN9788579834899.pdf-
dc.identifier.fileISBN9788579834899.epub-
dc.relation.ispartofColeção PROPG Digital (UNESP)-
dc.identifier.aleph000778551-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.