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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/109457
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dc.contributor.authorMonteiro, Leonardo De A.-
dc.contributor.authorAlbiero, Daniel-
dc.contributor.authorLanças, Kleber Pereira-
dc.contributor.authorBueno, André V.-
dc.contributor.authorMasiero, Fabricio C.-
dc.date.accessioned2014-09-30T18:18:21Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:44:17Z-
dc.date.available2014-09-30T18:18:21Z-
dc.date.available2016-10-25T19:44:17Z-
dc.date.issued2013-08-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0100-69162013000400015-
dc.identifier.citationEngenharia Agrícola. Associação Brasileira de Engenharia Agrícola, v. 33, n. 4, p. 758-763, 2013.-
dc.identifier.issn0100-6916-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/109457-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/109457-
dc.description.abstractThe tire inflation pressure, among other factors, determines the efficiency in which a tractor can exert traction. It was studied the effect of using two tire inflation pressures, 110.4 kPa in the front and rear wheels, 124.2 kPa in the front wheel and 138 kPa in the rear wheels, the energetic efficiency of an agricultural tractor of 147 kW of engine power, in the displacement speed of 6.0 km.h-1, on track with firm surface, with the tractor engine speed of 2000 rpm. For each condition of the tire pressure, the tested tractor was subjected to constant forces in the drawbar of 45 kN and 50 kN, covering 30 meters. It was used a randomized complete block with a 2x2 factorial arrangement (tire pressure and drawbar power) with four replications, totaling 16 experimental units. Data were subjected to analysis of variance, using the Tukey test at 5% probability for comparison averages. The lowest hourly and specific fuel consumption, the lowest slippage of the wheelsets and the highest efficiency in the drawbar was obtained with the tire inflation pressure of 110.4 kPa in the front and rear tires of the tractor, highlighting that lower pressures improve energetic and operational performance of the tractor.en
dc.description.abstractA pressão de inflação dos pneus, entre outros fatores, determina a eficiência com que um trator consegue exercer a tração. Estudou-se o efeito da utilização de duas pressões de inflação dos pneus 110,4 kPa nos rodados dianteiros e traseiros, 124,2 kPa nos rodados dianteiros e 138 k Pa nos rodados traseiros , na eficiência energética de um trator agrícola de 147 kW de potência no motor, na velocidade de deslocamento do trator de 6,0 km.h-1, em pista com superfície firme, com rotação do motor do trator em 2.000 rpm. Para cada condição de pressão dos pneus, o trator ensaiado foi submetido a forças constantes na barra de tração de 45 kN e 50 kN, percorrendo 30 metros. Utilizou-se o delineamento experimental em blocos ao acaso, com um arranjo fatorial de 2x2 (pressão dos pneus e força na barra de tração), com quatro repetições, totalizando 16 unidades experimentais. Os dados foram submetidos à análise de variância, aplicando o teste de Tukey a 5% de probabilidade, para a comparação das médias. O menor consumo horário e específico de combustível, a menor patinhagem dos rodados e o maior rendimento na barra de tração foram obtidos com a pressão de inflação dos pneus de 110,4 kPa nos pneus dianteiros e traseiros do trator, evidenciando que pressões mais baixas melhoram o desempenho energético e operacional do trator.pt
dc.format.extent758-763-
dc.language.isoeng-
dc.publisherAssociação Brasileira de Engenharia Agrícola (SBEA)-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectConsumo de combustívelpt
dc.subjectpatinagempt
dc.subjectensaio de traçãopt
dc.subjectFuel consumptionen
dc.subjectslippageen
dc.subjecttraction testen
dc.titleEnergetic efficiency of an agricultural tractor in function of tire inflation pressureen
dc.title.alternativeEficiência energética de um trator agrícola em função da pressão de inflação dos pneuspt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Federal do Ceará (UFC)-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.contributor.institutionInstituto Federal Catarinense-
dc.description.affiliationUniversidade Federal do Ceará Depto. de Engenharia Agrícola-
dc.description.affiliationUniversidade Federal do Ceará Centro de Ciências Agrárias Depto. de Engenharia Agrícola-
dc.description.affiliationUNESP Faculdade de Ciências Agronômicas-
dc.description.affiliationUniversidade Federal do Ceará Departamento de Engenharia Mecânica-
dc.description.affiliationInstituto Federal Catarinense-
dc.description.affiliationUnespUNESP Faculdade de Ciências Agronômicas-
dc.identifier.doi10.1590/S0100-69162013000400015-
dc.identifier.scieloS0100-69162013000400015-
dc.identifier.wosWOS:000325275900015-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS0100-69162013000400015.pdf-
dc.relation.ispartofEngenharia Agrícola-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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