You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/109536
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAndrade, Olga Valéria C. A.-
dc.contributor.authorAndrade, Paulo Estêvão-
dc.contributor.authorCapellini, Simone Aparecida-
dc.date.accessioned2014-09-30T18:18:26Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:44:29Z-
dc.date.available2014-09-30T18:18:26Z-
dc.date.available2016-10-25T19:44:29Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/1678-7153.201427217-
dc.identifier.citationPsicologia: Reflexão e Crítica. Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, v. 27, n. 2, p. 358-367, 2014.-
dc.identifier.issn0102-7972-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/109536-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/109536-
dc.description.abstractInvestigou-se o perfil cognitivo-linguístico de escolares com dificuldades na aquisição da linguagem escrita acrescentando-se testes específicos em um modelo de resposta à intervenção (identificação e intervenção precoces do risco para transtorno de leitura). Participaram 45 escolares do 2º ano, idade média de 7 anos de ambos os gêneros, divididos em grupo controle (sem dificuldades, n = 32) e grupo de risco (com dificuldades, n = 13). Escores mais de 1,65 DP abaixo da média do grupo controle para cada teste foram considerados déficits específicos. Enquanto a análise de grupo apontou os prejuízos fonológicos como único fator de risco, a individual acrescentou a inatenção e a nomeação rápida como fatores causais independentes. Um modelo ampliado de resposta à intervenção que inclui a avaliação cognitiva é proposto.pt
dc.description.abstractThe cognitive-linguistic profile of students with reading difficulties was investigated by adding specific tests to a response to intervention model (early identification and intervention for reading disorders). Forty-five second graders of both sexes and mean age of 7 years were divided into control group (without reading difficulties, n = 32) and at-risk group (with reading difficulties, n = 13). Scores below the mean of the control group (SD > 1.65) for each test were considered as specific deficits. Whereas group analysis showed phonological impairments as the only risk factor, an individual analysis added inattention and rapid naming as independent causal factors. An extended response model to the intervention, which includes cognitive assessment, is proposed.en
dc.format.extent358-367-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Pós-Graduação em Psicologia-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectAvaliaçãopt
dc.subjectaprendizagempt
dc.subjectcogniçãopt
dc.subjectleiturapt
dc.subjectescritapt
dc.subjectAssessmenten
dc.subjectlearningen
dc.subjectcognitionen
dc.subjectreadingen
dc.subjectwritingen
dc.titleCaracterização do Perfil Cognitivo-Linguístico de Escolares com Dificuldades de Leitura e Escritapt
dc.title.alternativeCognitive-Linguistic Profile in Students with Reading and Writing Difficultiesen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionColégio Criativo-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationColégio Criativo-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-
dc.identifier.doi10.1590/1678-7153.201427217-
dc.identifier.scieloS0102-79722014000200358-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS0102-79722014000200358.pdf-
dc.relation.ispartofPsicologia: Reflexão e Crítica-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.