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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/109587
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dc.contributor.authorGomes, Cláudia Aparecida Valderramas-
dc.date.accessioned2014-09-30T18:18:29Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:44:36Z-
dc.date.available2014-09-30T18:18:29Z-
dc.date.available2016-10-25T19:44:36Z-
dc.date.issued2013-09-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722013000300012-
dc.identifier.citationPsicologia em Estudo. Departamento de Psicologia - Universidade Estadual de Maringá, v. 18, n. 3, p. 509-518, 2013.-
dc.identifier.issn1413-7372-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/109587-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/109587-
dc.description.abstractThis study, of theoretical nature, aims to analyse some propositions of Historic and Cultural psychology about human psyche, especially regarding the constitution of affective processes in relation to child development. Therefore, brings together some principles of Spinozist philosophy that underlie the Vigotskian thought about affections and postulates that, for this school of psychology, on the basis of human development are the social experience and subject-object relation, constitutive of cognitive and affective processes. The analyses developed over the text indicate that social mediators - signs and instruments - subsidize the formation of activity and consciousness in a process that legitimizes the historic and social origin of affective functions. The paper aims to highlight the role of education as a privileged place of access to knowledge capable of transforming ways of thinking, feeling and acting of children through the processes of teaching and learning.en
dc.description.abstractEste estudo, de natureza teórica, tem por objetivo analisar algumas proposições da Psicologia Histórico-Cultural acerca do psiquismo humano, notadamente no que tange à constituição dos processos afetivos na relação com o desenvolvimento infantil. Para tanto, reúne alguns princípios da filosofia spinosiana que fundamentaram o pensamento de Vigotski sobre os afetos e postula que, para essa escola da psicologia, na base da formação humana se encontram a experiência social e a relação sujeito-objeto, elementos constitutivos dos processos cognitivo e afetivo. As análises desenvolvidas ao longo do texto indicam que os mediadores sociais - signos e instrumentos - subsidiam a formação da atividade e da consciência num processo que legitima a origem histórica e social das funções afetivas. O artigo pretende evidenciar o papel da escola como um espaço privilegiado de acesso aos conhecimentos capazes de transformar os modos de pensar, sentir e agir das crianças por meio dos processos de ensino e de aprendizagem.pt
dc.description.abstractEste estudio, de naturaleza teórica, tiene como objetivo analizar algunas proposiciones de la psicología Histórico-Cultural acerca del psiquismo humano, especialmente en lo que se refiere a la constitución de los procesos afectivos en la relación con el desarrollo infantil. Para ello, reúne algunos principios de la filosofía spinozista que fundamentaron el pensamiento vigotskiano sobre los afectos y postula que, para esta escuela de la psicología, en la base de la formación humana se encuentran la experiencia social y la relación sujeto-objeto, constitutivas de los procesos cognitivos y afectivos. Los análisis desarrollados a lo largo del texto indican que los mediadores sociales - signos e instrumentos - subvencionan la formación de la actividad y de la conciencia en un proceso que legitima el origen histórico y social de las funciones afectivas. El artículo pretende evidenciar el papel de la educación escolar como un espacio privilegiado de acceso a los conocimientos capaces de transformar las formas de pensar, sentir y actuar de los niños por medio de los procesos de enseñanza y aprendizaje.es
dc.format.extent509-518-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringá (UEM), Departamento de Psicologia-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectPsicologia histórico-culturalpt
dc.subjectafetospt
dc.subjectdesenvolvimento infantilpt
dc.subjectHistorical and cultural psychologyen
dc.subjectaffectionsen
dc.subjectchildhood developmenten
dc.titleO lugar do afetivo no desenvolvimento da criança: implicações educacionaispt
dc.title.alternativeEl lugar del afectivo en el desarrollo del niño: implicaciones educativases
dc.title.alternativeThe place of affective on child development: educational implicationsen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUNESP-
dc.description.affiliationUnespUNESP-
dc.identifier.doi10.1590/S1413-73722013000300012-
dc.identifier.scieloS1413-73722013000300012-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS1413-73722013000300012.pdf-
dc.relation.ispartofPsicologia em Estudo-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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