You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/109593
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorLima, Cárita Portilho de-
dc.contributor.authorPrado, Marina Borges e Silva-
dc.contributor.authorSouza, Beatriz de Paula-
dc.date.accessioned2014-09-30T18:18:29Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:44:37Z-
dc.date.available2014-09-30T18:18:29Z-
dc.date.available2016-10-25T19:44:37Z-
dc.date.issued2014-06-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572014000100007-
dc.identifier.citationPsicologia Escolar e Educacional. Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), v. 18, n. 1, p. 67-75, 2014.-
dc.identifier.issn1413-8557-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/109593-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/109593-
dc.description.abstractIn this work present and discuss the specificities of the psychological care in Psychological Guidance to School Complaints (OQE) with adolescents, proposing theoretical and practical reflections resulted of intervention experiences in clinical practice. For this purpose we expose a conception of adolescence in which it is based and analyze the public schools' environment. We ponder on public policies of education for this population and the functioning of the school system that may be leading to difficulties in the education process. Further we present the specificities of the psychological care in OQE with adolescents: the educational incompetence stigma, the speech's and other language's role, the adolescent's authorship in the care process, life project's role, and specificities of an intervention in the school. Finally, we emphasize that this theme of educational difficulties faced by adolescents deserves further serious study and research in Educational and School Psychology. This may help to uncover the vicissitudes of this area and to improve the intervention proposals to that.en
dc.description.abstractEste artigo visa apresentar e discutir especificidades do atendimento em Orientação à Queixa Escolar (OQE) com adolescentes, desenvolvendo-se reflexões teórico-práticas frutos de experiências de intervenção em contexto clínico. Para tanto, expõe-se a concepção de adolescência nas quais se baseiam e analisa-se o ambiente escolar das escolas públicas, refletindo-se sobre políticas públicas de educação que atingem esse público e sobre o funcionamento de escolas que causam dificuldades nos processos de escolarização. A partir disso, são apresentas especificidades do atendimento em OQE a adolescentes: o estigma da incompetência escolar, o lugar da fala e de outras linguagens, a autoria do adolescente no processo de atendimento, o lugar do projeto de vida e especificidades da intervenção na escola. Por fim, destaca-se que o tema das dificuldades escolares enfrentadas por adolescentes merece aprofundamento por meio de estudos e pesquisas em Psicologia Escolar e Educacional, com vistas a desvelar meandros e vicissitudes dessa trama e a refinar propostas de intervenção na mesma.pt
dc.description.abstractEste artículo tiene el objetivo presentar y discutir especificidades del atendimiento en Orientación a la Queja Escolar (OQE) con adolescentes, elaborando reflexiones teórico-prácticas fruto de experiencias de intervención en contexto clínico. Para ello se expone la concepción de adolescencia en la que se basa y se analiza el ambiente escolar de las escuelas públicas, reflexionando sobre políticas públicas de educación que inciden en ese público y sobre funcionamientos escolares que producen dificultades en los procesos de escolarización. A partir de esto se presentan especificidades del atendimiento en OQE a adolescentes: el estigma de la incompetencia escolar, el lugar del habla y de otros lenguajes, la autoría del adolescente durante el proceso de atendimiento, el lugar del proyecto de vida y las especificidades de la intervención en la escuela. Por último, se hace hincapié en que el tema de las dificultades escolares enfrentadas por adolescentes merece profundizarse por medio de estudios e investigaciones en Psicología Escolar y Educacional, con la intención de descubrir desvíos y vicisitudes de esa trama y a perfeccionar propuestas de intervención.es
dc.format.extent67-75-
dc.language.isopor-
dc.publisherAssociação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectOrientação à queixa escolarpt
dc.subjectadolescênciapt
dc.subjectcontexto clínicopt
dc.subjectPsychological Guidance to School Complaintsen
dc.subjectadolescenceen
dc.subjectclinical contexten
dc.titleOrientação quanto à queixa escolar relativa a adolescentes: especificidadespt
dc.title.alternativeOrientación a la queja escolar con adolescentes: especificidadeses
dc.title.alternativeGuidance on school complaint with adolescents: some specificitiesen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Federal de Uberlândia (UFU)-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Federal de Uberlândia-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual de São Paulo-
dc.identifier.doi10.1590/S1413-85572014000100007-
dc.identifier.scieloS1413-85572014000100007-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS1413-85572014000100007.pdf-
dc.relation.ispartofPsicologia Escolar e Educacional-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.