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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/109664
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dc.contributor.authorSmirmaul, Bruno Paula Caraça-
dc.contributor.authorDantas, José Luiz-
dc.contributor.authorNakamura, Fábio Yuzo-
dc.contributor.authorPereira, Gleber-
dc.date.accessioned2014-09-30T18:18:33Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:44:47Z-
dc.date.available2014-09-30T18:18:33Z-
dc.date.available2016-10-25T19:44:47Z-
dc.date.issued2013-06-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1807-55092013005000008-
dc.identifier.citationRevista Brasileira de Educação Física e Esporte. Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo, v. 27, n. 2, p. 333-340, 2013.-
dc.identifier.issn1807-5509-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/109664-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/109664-
dc.description.abstractThe mechanisms underpinning fatigue and exhaustion, and the specific sources of exercise-endurance intensity regulation and (in)tolerance have been investigated for over a century. Although several scientific theories are currently available, over the past five years a new framework called Psychobiological model has been proposed. This model gives greater attention to perceptual and motivational factors than its antecedents, and their respective influence on the conscious process of decision-making and behavioral regulation. In this review we present experimental evidences and summarize the key points of the Psychobiological model to explain intensity regulation and (in)tolerance in endurance exercise. Still, we discuss how the Psychobiological model explains training-induced adaptations related to improvements in performance, experimental manipulations, its predictions, and propose future directions for this investigative area. The Psychobiological model may give a new perspective to the results already published in the literature, helping scientists to better guide their research problems, as well as to analyze and interpret new findings more accurately.en
dc.description.abstractOs mecanismos que explicam fadiga e exaustão, controle da intensidade e (in)tolerância ao exercício de resistência cardiorrespiratória têm sido estudados há mais de um século. Apesar de diversas teorias científicas atualmente disponíveis, nos últimos cinco anos um novo modelo chamado de Psicobiológico tem sido proposto. Este modelo dá maior importância aos fatores perceptuais e motivacionais em relação aos seus antecessores, bem como a respectiva influência destes fatores no processo consciente de tomada de decisão e controle comportamental. Nesta revisão, nós apresentamos evidências experimentais e sintetizamos os pontos chaves do modelo Psicobiológico que explicam o controle da intensidade e (in)tolerância ao exercício de resistência cardiorrespiratória. Adicionalmente, nós discutimos como o modelo explica as adaptações ao treinamento relacionadas à melhora no desempenho, as manipulações experimentais e suas predições. Ao final, propomos futuras direções para esta área investigativa. O modelo Psicobiológico pode proporcionar uma nova perspectiva aos resultados anteriormente publicados na literatura, ajudando os cientistas a entenderem melhor seus problemas de pesquisa, assim como analisar e interpretar novas evidências mais precisamente.pt
dc.format.extent333-340-
dc.language.isoeng-
dc.publisherUniversidade de São Paulo (USP), Escola de Educação Física e Esporte-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectDesempenho no exercíciopt
dc.subjectFadigapt
dc.subjectEsforço percebidopt
dc.subjectExercise performanceen
dc.subjectFatigueen
dc.subjectPerception of efforten
dc.titleThe psychobiological model: a new explanation to intensity regulation and (in)tolerance in endurance exerciseen
dc.title.alternativeModelo psicobiológico: uma nova explicação para o controle da intensidade e (in)tolerância durante exercícios de resistência cardiorrespiratóriapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.contributor.institutionGabriele d'Annunzio University Department of Neuroscience & Imaging-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Londrina (UEL)-
dc.contributor.institutionUniversidade Positivo Núcleo de Ciências Biológicas e da Saúde-
dc.contributor.institutionUniversidade Federal do Paraná (UFPR)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Departamento de Educação Física-
dc.description.affiliationGabriele d'Annunzio University Department of Neuroscience & Imaging-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual de Londrina Departamento de Educação Física-
dc.description.affiliationUniversidade Positivo Núcleo de Ciências Biológicas e da Saúde-
dc.description.affiliationUniversidade Federal do Paraná-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Departamento de Educação Física-
dc.identifier.doi10.1590/S1807-55092013005000008-
dc.identifier.scieloS1807-55092013000200016-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS1807-55092013000200016.pdf-
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Educação Física e Esporte-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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