You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/109665
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMacagnan, Leandro Del Giudice-
dc.contributor.authorBetti, Mauro-
dc.date.accessioned2014-09-30T18:18:33Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:44:47Z-
dc.date.available2014-09-30T18:18:33Z-
dc.date.available2016-10-25T19:44:47Z-
dc.date.issued2014-04-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/1807-55092014000200315-
dc.identifier.citationRevista Brasileira de Educação Física e Esporte. Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo, v. 28, n. 2, p. 315-327, 2014.-
dc.identifier.issn1807-5509-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/109665-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/109665-
dc.description.abstractEste estudo buscou caracterizar as práticas e identificar representações sociais de escolares sobre o futebol no âmbito da aulas de Educação Física Escolar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de tipo etnográfico, que utilizou observação participante e entrevistas semiestruturadas, além de questionário, em uma turma de 29 alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública na cidade de Bauru - SP. Os resultados indicam que as mídias e a família são os principais elementos que constituem as representações dos alunos sobre o futebol, e que o modo como a prática do futebol é desenvolvida na escola ao mesmo tempo as constrói e realimenta. Concluímos que as representações sociais são um importante meio que orienta as relações dos alunos com o futebol, na medida em que influenciam a orientação e organização das suas condutas. Todavia, isto não torna homogêneas suas condutas e valores, pois os alunos buscam no futebol a satisfação de algo que é também pessoal, como diversão e amizades.pt
dc.description.abstractThis study aimed to characterize the practices and social representations of students about football within the Physical Education classes. This is a qualitative research of ethnographic type, which used participant observation and semi-structured interviews, as well as questionnaires, in a class of 29 students from 6th grade of Elementary Education, in a private school in Bauru City-SP. The results indicate that the media and the family are the main elements that constitute the representations of students about football, and that the way football practice is developed at school simultaneously builds and feed them. We conclude that social representations rule the relationships of students with football, insofar as they guide and organize their behavior. However, this does not make their conduct and values homogenous, because the students seek in football the satisfaction of something that is also personal, as fun and friendship.en
dc.format.extent315-327-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade de São Paulo (USP), Escola de Educação Física e Esporte-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectFutebolpt
dc.subjectRepresentações sociaispt
dc.subjectEducação física escolarpt
dc.subjectFootballen
dc.subjectSocial representationsen
dc.subjectSchool physical educationen
dc.titleFutebol: representações e práticas de escolares do ensino fundamentalpt
dc.title.alternativeFootball: representations and practices of students of the elementary schoolen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Departamento de Educação Física-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Departamento de Educação Física-
dc.identifier.doi10.1590/1807-55092014000200315-
dc.identifier.scieloS1807-55092014000200315-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS1807-55092014000200315.pdf-
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Educação Física e Esporte-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.