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Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/109698
Título: 
Sintaxe das orações complexas em português: uma proposta de descrição e ensino
Título alternativo: 
Syntax of complex clauses in Portuguese: a proposal of description and teaching
Autor(es): 
Sperança-Criscuolo, Ana Carolina
Instituição: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
1981-5794
Financiador: 
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Resumo: 
  • In this paper, motivated by problems related to grammar teaching, we propose a description of some noun subordinate clauses from an interdiscursive perspective. Based on the principles of the Functional Discourse Grammar theory (HENGEVELD; MACKENZIE, 2008), we observed some subjective aspects encoded by these syntactic constructions, motivated by the Speaker's communicative intentions. In pragmatic terms, the complement clauses we studied correspond to the Speaker's strategies to demonstrate his commitment degree with what he's saying, protecting his/her face, and also assuring the information's reliability; in linguistic terms, they show the language suffers some adaptations (BYBEE, 2010) to serve the Speaker's communicative needs. We believe that the focus in the functionality of these constructions can make its teaching richer and more efficient, and so the students' language performance.
  • Neste trabalho, a partir de uma discussão acerca de problemas relacionados ao ensino de gramática, pretende-se fazer uma proposta de descrição e ensino de algumas orações subordinadas substantivas sob uma perspectiva interdiscursiva. Com base nos pressupostos da teoria da Gramática Discursivo-Funcional (HENGEVELD; MACKENZIE, 2008), observaram-se aspectos subjetivos codificados na sintaxe dessas orações, motivados pelas intenções do falante. Verificou-se que as construções complexas estudadas, do ponto de vista pragmático, compreendem estratégias de que o falante dispõe para demonstrar maior ou menor comprometimento com o que diz, preservando sua face, e também para garantir a confiabilidade da informação asseverada; do ponto de vista do sistema da língua, revelam adaptações que a língua sofre em função das necessidades comunicativas do falante (BYBEE, 2010). Acredita-se que o ensino dessas orações, a partir de sua funcionalidade, pode tornar a prática em sala de aula mais eficiente, melhorando o desempenho linguístico dos alunos.
Data de publicação: 
2013
Citação: 
Alfa: Revista de Linguística (São José do Rio Preto). Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, v. 57, n. 2, p. 495-518, 2013.
Duração: 
495-518
Publicador: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Palavras-chaves: 
  • Sintaxe
  • Oração complexa
  • Abordagem funcionalista
  • Complexidade
  • Descrição
  • Ensino
  • Syntax
  • Complex clause
  • Functional approach
  • Complexity
  • Description
  • Teaching
Fonte: 
http://dx.doi.org/10.1590/S1981-57942013000200008
Endereço permanente: 
Direitos de acesso: 
Acesso aberto
Tipo: 
outro
Fonte completa:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/109698
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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