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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/109698
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dc.contributor.authorSperança-Criscuolo, Ana Carolina-
dc.date.accessioned2014-09-30T18:18:35Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:44:51Z-
dc.date.available2014-09-30T18:18:35Z-
dc.date.available2016-10-25T19:44:51Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1981-57942013000200008-
dc.identifier.citationAlfa: Revista de Linguística (São José do Rio Preto). Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, v. 57, n. 2, p. 495-518, 2013.-
dc.identifier.issn1981-5794-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/109698-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/109698-
dc.description.abstractIn this paper, motivated by problems related to grammar teaching, we propose a description of some noun subordinate clauses from an interdiscursive perspective. Based on the principles of the Functional Discourse Grammar theory (HENGEVELD; MACKENZIE, 2008), we observed some subjective aspects encoded by these syntactic constructions, motivated by the Speaker's communicative intentions. In pragmatic terms, the complement clauses we studied correspond to the Speaker's strategies to demonstrate his commitment degree with what he's saying, protecting his/her face, and also assuring the information's reliability; in linguistic terms, they show the language suffers some adaptations (BYBEE, 2010) to serve the Speaker's communicative needs. We believe that the focus in the functionality of these constructions can make its teaching richer and more efficient, and so the students' language performance.en
dc.description.abstractNeste trabalho, a partir de uma discussão acerca de problemas relacionados ao ensino de gramática, pretende-se fazer uma proposta de descrição e ensino de algumas orações subordinadas substantivas sob uma perspectiva interdiscursiva. Com base nos pressupostos da teoria da Gramática Discursivo-Funcional (HENGEVELD; MACKENZIE, 2008), observaram-se aspectos subjetivos codificados na sintaxe dessas orações, motivados pelas intenções do falante. Verificou-se que as construções complexas estudadas, do ponto de vista pragmático, compreendem estratégias de que o falante dispõe para demonstrar maior ou menor comprometimento com o que diz, preservando sua face, e também para garantir a confiabilidade da informação asseverada; do ponto de vista do sistema da língua, revelam adaptações que a língua sofre em função das necessidades comunicativas do falante (BYBEE, 2010). Acredita-se que o ensino dessas orações, a partir de sua funcionalidade, pode tornar a prática em sala de aula mais eficiente, melhorando o desempenho linguístico dos alunos.pt
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.format.extent495-518-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectSintaxept
dc.subjectOração complexapt
dc.subjectAbordagem funcionalistapt
dc.subjectComplexidadept
dc.subjectDescriçãopt
dc.subjectEnsinopt
dc.subjectSyntaxen
dc.subjectComplex clauseen
dc.subjectFunctional approachen
dc.subjectComplexityen
dc.subjectDescriptionen
dc.subjectTeachingen
dc.titleSintaxe das orações complexas em português: uma proposta de descrição e ensinopt
dc.title.alternativeSyntax of complex clauses in Portuguese: a proposal of description and teachingen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências e Letras Departamento de Lingüística-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências e Letras Departamento de Lingüística-
dc.identifier.doi10.1590/S1981-57942013000200008-
dc.identifier.scieloS1981-57942013000200008-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS1981-57942013000200008.pdf-
dc.relation.ispartofAlfa: Revista de Linguística (São José do Rio Preto)-
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