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Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/109708
Título: 
A percepção dos professores cooperantes sobre os conhecimentos e as competências dos estudantes
Título alternativo: 
The cooperating teachers perception on students' knowledgeand skills
Autor(es): 
Instituição: 
  • Instituto Superior da Maia Departamento da Educação Física
  • Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
1983-3083
Resumo: 
  • The Cooperating Teacher (CT) areessentialfor skills development and knowledge of future physical education teachers. Through asemi-structured interview, the purpose of our studyis to understand the perspectives and view sof CT with respectto the Teachers Students (TS) preparationin their first contact with the school reality. We verified that the CT feel that TS start with knowledge, but they cannot put theminto practice. This difficultyis due to the fact that the current curriculum have few hoursof practical subjects for the TS developte aching skillsand learning. However, despitethe current curriculum does not meet all the requirements for the professionalization has Curricular Units(CU) importante for the development of values, ethics, ethics and citizenship TS.
  • Os professores orientadores, chamados Professores Cooperantes (PC), dentro da realidade portuguesa, são fundamentais para o desenvolvimento das competências e dos conhecimentos dos futuros professores de Educação Física (EF). Através de uma entrevista semiestruturada, o objetivo do nosso estudo é compreender as perspetivas e os pontos de vista dos PC, no que diz respeito à preparação do Estudante Estagiário (EE) no seu primeiro contato com a realidade escolar. Verificamos que os PC sentem que os EE saem da formação acadêmica com conhecimentos, porém não conseguem colocá-los na prática. Essa dificuldade deve-se ao fato de o currículo atual ter poucas horas de disciplinas práticas para que o EE desenvolva competências de ensino e aprendizagem. Contudo, o atual currículo, apesar de não preencher todos os requisitos para a profissionalização, tem Unidades Curriculares (UC) importantes para o desenvolvimento de valores, ética, deontologia e cidadania do EE.
Data de publicação: 
1-Dez-2013
Citação: 
Revista da Educação Física / UEM. Universidade Estadual de Maringá , v. 24, n. 4, p. 519-533, 2013.
Duração: 
519-533
Publicador: 
Universidade Estadual de Maringá (UEM)
Palavras-chaves: 
  • Educação Física
  • Professor Cooperante
  • Estudante Estagiário
  • Physical Education
  • Cooperative Teacher
  • Initial Teachers Training
Fonte: 
http://dx.doi.org/10.4025/reveducfis.v24.4.21351
Endereço permanente: 
Direitos de acesso: 
Acesso aberto
Tipo: 
outro
Fonte completa:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/109708
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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