Você está no menu de acessibilidade

Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/109827
Registro de metadados completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGuerra, Karina Juliana-
dc.contributor.authorSpiri, Wilza Carla-
dc.date.accessioned2014-10-01T13:08:35Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:45:09Z-
dc.date.available2014-10-01T13:08:35Z-
dc.date.available2016-10-25T19:45:09Z-
dc.date.issued2013-06-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672013000300015-
dc.identifier.citationRevista Brasileira de Enfermagem. Associação Brasileira de Enfermagem, v. 66, n. 3, p. 399-405, 2013.-
dc.identifier.issn0034-7167-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/109827-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/109827-
dc.description.abstractThis study aimed at understanding the meaning of leadership to undergraduate nursing students and the expectation related to their professional practice. Phenomenology was used as theoretical framework. Fifteen undergraduate nursing students were recruited as subjects and answered the following question: What do you understand by leadership, and how can it be applied in your professional practice? The topics which were revealed and analyzed, Leadership Styles and Leadership Exercise, enabled us to understand that the meaning attributed to leadership is unveiled as a dynamic process, and the style adopted is the form to lead a team; therefore, an ideal leadership style does not exist. In teaching, the leadership style began to be discussed when the participant forms of personnel management were approached. In leadership practice, the dissociation between leadership theory and practice is emphasized, pointing out that integration with practice is relevant for leadership learning.en
dc.description.abstractO objetivo do estudo é compreender o significado da liderança para o graduando em enfermagem e a expectativa relacionada à sua prática profissional. Utilizou-se o referencial da fenomenologia. Quinze graduandos em enfermagem foram sujeitos e responderam a questão: Qual a compreensão que você tem sobre liderança e como espera aplicá-la em sua prática profissional? Os temas revelados analisados, Estilos de Liderança e Exercício da Liderança, nos permitiram compreender que o significado atribuído à liderança é desvelado como um processo dinâmico e o estilo adotado é a forma de conduzir uma equipe, não existindo um estilo ideal de liderança. No ensino, o estilo de liderança passou a ser discutido quando abordou as formas participativas de gerenciamento de pessoal. No Exercício da Liderança, é enfatizada a dissociação da teoria e da prática da liderança, destacando-se que a integração com a prática é relevante para a aprendizagem da liderança.pt
dc.description.abstractEl objetivo de este estudio es comprender el significado del liderazgo para el graduando en enfermería y la expectativa relacionada a su práctica profesional. Se utilizó el referencial de la fenomenología. Quince graduandos en enfermería fueron los sujetos que respondieron a la cuestión: ¿Cuál la comprensión que tiene usted sobre liderazgo y cómo espera aplicarlo en su práctica profesional? Los temas revelados analizados, Estilos de Liderazgo y Ejercicio del Liderazgo, nos permitieron comprender que el significado atribuido al liderazgo es desvelado como un proceso dinámico, el estilo adoptado es la forma de conducir un equipo y no existe un estilo ideal de liderazgo. En la enseñanza, el estilo de liderazgo pasó a ser discutido cuando enfocó las formas participativas de manejo de personal. En el Ejercicio del Liderazgo, es enfatizada la disociación de la teoría y de la práctica del liderazgo, destacándose que la integración con la práctica es relevante para el aprendizaje del liderazgo.es
dc.format.extent399-405-
dc.language.isopor-
dc.publisherAssociação Brasileira de Enfermagem-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectLiderançapt
dc.subjectEducação em Enfermagempt
dc.subjectPesquisa Qualitativapt
dc.subjectLeadershipen
dc.subjectNursing Educationen
dc.subjectQualitative Researchen
dc.titleCompreendendo o significado da liderança para o aluno de graduação em enfermagem: uma abordagem fenomenológicapt
dc.title.alternativeComprendiendo el significado del liderazgo para el alumno de graduación en enfermería: un enfoque fenomenológicoes
dc.title.alternativeUnderstanding the meaning of leadership to the undergraduate nursing student: a phenomenological approachen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade de São Paulo (USP)-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade de São Paulo Escola de Enfermagem-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Medicina de Botucatu Departamento de Enfermagem-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Medicina de Botucatu Departamento de Enfermagem-
dc.identifier.doi10.1590/S0034-71672013000300015-
dc.identifier.scieloS0034-71672013000300015-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS0034-71672013000300015.pdf-
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Enfermagem-
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

Não há nenhum arquivo associado com este item.
 

Itens do Acervo digital da UNESP são protegidos por direitos autorais reservados a menos que seja expresso o contrário.