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http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/109830
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Jensen, Rodrigo | - |
dc.contributor.author | Cruz, Diná De Almeida Lopes Monteiro Da | - |
dc.contributor.author | Tesoro, Mary Gay | - |
dc.contributor.author | Lopes, Maria Helena Baena De Moraes | - |
dc.date.accessioned | 2014-10-01T13:08:35Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T19:45:09Z | - |
dc.date.available | 2014-10-01T13:08:35Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T19:45:09Z | - |
dc.date.issued | 2014-04-01 | - |
dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/0104-1169.3232.2402 | - |
dc.identifier.citation | Revista Latino-Americana de Enfermagem. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo, v. 22, n. 2, p. 197-203, 2014. | - |
dc.identifier.issn | 0104-1169 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/109830 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/109830 | - |
dc.description.abstract | OBJETIVOS:traduzir e adaptar culturalmente para a língua portuguesa do Brasil o modelo Developing Nurses' Thinking, utilizado como estratégia ao ensino do raciocínio clínico.MÉTODO:a tradução e adaptação cultural foi realizada por meio de tradução inicial, síntese das traduções, retrotradução, avaliação por comitê de especialistas e pré-teste com 33 estudantes de graduação em enfermagem.RESULTADOS:as etapas de tradução inicial, síntese das traduções e retrotradução foram realizadas a contento, havendo a necessidade de pequenos ajustes. Na avaliação pelo comitê de especialistas da versão traduzida, todos os itens obtiveram concordância superior a 80% na primeira rodada de avaliação e no pré-teste com os estudantes. O modelo mostrou-se adequado à sua finalidade.CONCLUSÃO:recomenda-se o uso do modelo como uma estratégia complementar ao ensino do raciocínio diagnóstico, visando a formação de enfermeiros mais conscientes sobre a tarefa diagnóstica e a importância da segurança do paciente. | pt |
dc.description.abstract | OBJETIVOS:traducir y adaptar culturalmente para el idioma portugués de Brasil el modelo Developing Nurses' Thinking, utilizado como estrategia la enseñanza del raciocinio clínico.MÉTODO:la traducción y adaptación cultural fue realizada por medio de traducción inicial, síntesis de las traducciones, retrotraducción, evaluación por comité de especialistas y preprueba con 33 estudiantes de graduación en enfermería.RESULTADOS:las etapas de traducción inicial, síntesis de las traducciones y retrotraducción fueron realizadas satisfactoriamente, habiendo la necesidad de realizar pequeños ajustes. En la evaluación por el comité de especialistas de la versión traducida, todos los ítems obtuvieron concordancia superior a 80% en la primera rodada de evaluación y en el preprueba con los estudiantes, el modelo se mostró adecuado para su finalidad.CONCLUSIÓN:se recomienda el uso del modelo como una estrategia complementaria a la enseñanza del raciocinio diagnóstico, objetivando la formación de enfermeros más conscientes sobre la tarea diagnóstica y la importancia de la seguridad del paciente. | es |
dc.description.abstract | OBJECTIVES:to translate and culturally adapt to Brazilian Portuguese the Developing Nurses' Thinking model, used as a strategy for teaching clinical reasoning.METHOD:the translation and cultural adaptation were undertaken through initial translation, synthesis of the translations, back-translation, evaluation by a committee of specialists and a pre-test with 33 undergraduate nursing students.RESULTS:the stages of initial translation, synthesis of the translations and back-translation were undertaken satisfactorily, small adjustments being needed. In the evaluation of the translated version by the committee of specialists, all the items obtained agreement over 80% in the first round of evaluation and in the pre-test with the students, so the model was shown to be fit for purpose.CONCLUSION:the use of the model as a complementary strategy in the teaching of diagnostic reasoning is recommended, with a view to the training of nurses who are more aware regarding the diagnostic task and the importance of patient safety. | en |
dc.format.extent | 197-203 | - |
dc.language.iso | eng | - |
dc.publisher | Universidade de São Paulo (USP), Escola de Enfermagem de Ribeirao Preto | - |
dc.source | SciELO | - |
dc.subject | Diagnóstico de Enfermagem | pt |
dc.subject | Comparação Transcultural | pt |
dc.subject | Ensino | pt |
dc.subject | Nursing Diagnosis | en |
dc.subject | Cross-Cultural Comparison | en |
dc.subject | Teaching | en |
dc.title | Translation and cultural adaptation for Brazil of the Developing Nurses' Thinking model | en |
dc.title.alternative | Tradução e adaptação cultural para o Brasil do modelo Developing Nurses' Thinking | pt |
dc.title.alternative | Traducción y adaptación cultural para Brasil del modelo Developing Nurses' Thinking | es |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.contributor.institution | Universidade de São Paulo (USP) | - |
dc.contributor.institution | City University of New York Lehman College | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) | - |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Medicina de Botucatu Departamento de Enfermagem | - |
dc.description.affiliation | Universidade de São Paulo Escola de Enfermagem | - |
dc.description.affiliation | City University of New York Lehman College | - |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual de Campinas Faculdade de Enfermagem | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Medicina de Botucatu Departamento de Enfermagem | - |
dc.identifier.doi | 10.1590/0104-1169.3232.2402 | - |
dc.identifier.scielo | S0104-11692014000200197 | - |
dc.identifier.wos | WOS:000335294200004 | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | S0104-11692014000200197.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Revista Latino-Americana de Enfermagem | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
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