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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/109978
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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBrito, Arlete De Jesus-
dc.contributor.authorRibeiro, Maria Augusta-
dc.date.accessioned2014-10-01T13:08:43Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:45:31Z-
dc.date.available2014-10-01T13:08:43Z-
dc.date.available2016-10-25T19:45:31Z-
dc.date.issued2013-04-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0103-636X2013000100006-
dc.identifier.citationBolema: Boletim de Educação Matemática. UNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de PesquisaPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática, v. 27, n. 45, p. 97-116, 2013.-
dc.identifier.issn0103-636X-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/109978-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/109978-
dc.description.abstractIn the last decades of the 20th Century, the History of the Education, as well as that of Mathematical Education have used the background of the New History and Cultural History. It has changed its objects, methods and sources. Despite the diversification of sources, some of them have still not been used systematically in research. This is the situation with regard to fiction texts. According to Lajolo (1997), literature is the radar and mirror of the values, emotions, feelings and point of view of societies. Therefore we can pose questions to literary texts to seek historical narratives. In this paper, parts of the literary texts Novelas Paulistanas and Memórias de um Sargento de Milícias have led us to historical research in secondary sources. We aim to contribute to understanding of the Brazilian Empire's process of school education, in Rio de Janeiro, and of the FirstRepublic's educational process, in São Paulo.en
dc.description.abstractNas últimas décadas do século XX, a história da educação, bem como a da educação matemática, tem como referenciais, prioritariamente, a história nova e a história cultural. Tais referenciais vêm ocasionando mudanças, não apenas nos objetos de pesquisa, mas também nos métodos e fontes utilizados por tais histórias. Apesar da diversificação de fontes, há algumas que ainda não têm feito, sistematicamente, parte das pesquisas nessa área, tais como os textos de ficção. Segundo Lajolo (1997), a literatura é radar e espelho dos valores, emoções, sentimentos e pontos de vista das sociedades, portanto é possível questionar textos literários com perguntas que visem à elaboração de uma narrativa histórica. Neste artigo, os rastros e fios deixados pelos textos literários Novelas Paulistanas e Memórias de um Sargento de Milícias nos conduziram a uma pesquisa histórica, em fontes secundárias, com o intuito de compreender parte do processo educacional escolar do Brasil Império, no Rio de Janeiro, e da Primeira República, em São Paulo.pt
dc.format.extent97-116-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectHistória da Educaçãopt
dc.subjectHistória da Educação Matemáticapt
dc.subjectLiteraturapt
dc.subjectIndíciospt
dc.subjectHistory of Educationen
dc.subjectHistory of Mathematical Educationen
dc.subjectLiteratureen
dc.subjectSignen
dc.titleHistória da educação e literatura: possibilidades de relaçõespt
dc.title.alternativeLiterature and history of education: possible relationshipsen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Departamento de Educação Programa de Pós-Graduação de Educação  Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Departamento de Educação Programa de Pós-Graduação de Educação-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Departamento de Educação Programa de Pós-Graduação de Educação  Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Departamento de Educação Programa de Pós-Graduação de Educação-
dc.identifier.doi10.1590/S0103-636X2013000100006-
dc.identifier.scieloS0103-636X2013000100006-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS0103-636X2013000100006.pdf-
dc.relation.ispartofBolema: Boletim de Educação Matemática-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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