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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/110117
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dc.contributor.authorBraga, Mariana Moron Saes-
dc.contributor.authorSchumacher, Aluisio Almeida-
dc.date.accessioned2014-10-01T13:08:50Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:45:50Z-
dc.date.available2014-10-01T13:08:50Z-
dc.date.available2016-10-25T19:45:50Z-
dc.date.issued2013-08-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0102-69922013000200010-
dc.identifier.citationSociedade e Estado. Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília , v. 28, n. 2, p. 375-392, 2013.-
dc.identifier.issn0102-6992-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/110117-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/110117-
dc.description.abstractThe law that justifies the inclusion of people with disability in schools and companies has been in force since the end of the 1980thies. In view of its coercion, people with disabilities have been enrolled at schools and been employed in companies. This research attempts to analyze the inclusion process according to Axel Honneth's Social Recognition Theory. Backed by his three dimension recognition process, we show firstly that inclusion signifies a process of individuation and social inclusion. Then, we study the law in force, its goals and strategies of achievement. We show that recognition's approach allows interpreting the law of inclusion more generously - in a less positivistic way. Finally, we approach the conditions for schools and companies to accomplish the law of inclusion so conceived.en
dc.description.abstractA legislação que fundamenta a inclusão da pessoa com deficiência na escola e na empresa vigora desde o final dos anos 1980. Devido à obrigatoriedade, pessoas com deficiência têm sido matriculadas nas escolas e contratadas por empresas. Esta pesquisa analisa tal processo de inclusão, sob a ótica da teoria do reconhecimento social de Honneth. Com base em seu conceito tridimensional de reconhecimento, mostramos, inicialmente, que a inclusão compreende dois processos articulados: individuação e inclusão. Em seguida, realizamos um estudo da legislação, finalidades e estratégias de consecução, mostrando que a perspectiva adotada permite interpretar a lei de modo mais generoso, desfazendo um equívoco positivista derivado de uma redação imprecisa. Por fim, desenvolvemos algumas considerações acerca da condição de escolas e empresas implementarem a legislação de maneira a efetivar a inclusão/individuação.pt
dc.format.extent375-392-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade de Brasília (UnB), Departamento de Sociologia-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectInclusãopt
dc.subjectLegislaçãopt
dc.subjectDeficiênciapt
dc.subjectReconhecimento Socialpt
dc.subjectTeoria Críticapt
dc.subjectInclusionen
dc.subjectLawen
dc.subjectDisabilityen
dc.subjectSocial Recognitionen
dc.subjectCritical Theoryen
dc.titleDireito e inclusão da pessoa com deficiência: uma análise orientada pela teoria do reconhecimento social de Axel Honnethpt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Filosofia e Ciências-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Ciências Agronômicas-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Filosofia e Ciências-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Ciências Agronômicas-
dc.identifier.doi10.1590/S0102-69922013000200010-
dc.identifier.scieloS0102-69922013000200010-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS0102-69922013000200010.pdf-
dc.relation.ispartofSociedade e Estado-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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