Você está no menu de acessibilidade

Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/110210
Título: 
O uso de textos polêmicos em sala de aula: formação e prática docente
Título alternativo: 
Including diverse texts in the classroom: teacher training and practice
Autor(es): 
Instituição: 
  • University of Georgia
  • Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
2175-6236
Resumo: 
  • The purpose of this article is twofold. First, it examines how Discourses, socially accepted ways of speaking, listening, writing, and reading that illustrate individuals' memberships in specific social groups (Gee, 2008), could influence teachers' use or censorship of polemic text in the classroom. Second, this article presents a review of the research literature about teachers' inclusion of culturally diverse themes in their classrooms. For example, it describes professors' use of children´s books about racism with new teachers. It also outlines suggestions for guiding discussions that respect students' heritage, build critical literacy, and support culturally responsive teaching pedagogies.
  • O objetivo deste texto é duplo. Primeiro, analisa como Discursos, formas socialmente aceitas de falar/ouvir e escrever/ler sobre sujeitos em grupos sociais específicos (Gee, 2008), podem influenciar o uso ou a censura a textos polêmicos por docentes em sala de aula. Discute o que as pesquisas têm revelado sobre docentes utilizando em suas aulas o tema da diversidade. A partir de exemplo de livro de literatura sobre a temática do racismo, traz sugestões para que os professores possam conduzir discussões que respeitem a diversidade cultural de seus alunos e propiciem a formação de opiniões críticas, fazendo assim do professor da educação básica um sujeito responsivo.
Data de publicação: 
1-Dez-2013
Citação: 
Educação & Realidade. Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação, v. 38, n. 4, p. 1207-1220, 2013.
Duração: 
1207-1220
Publicador: 
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Faculdade de Educação
Palavras-chaves: 
  • Temas Polêmicos
  • Censura
  • Estado da Arte
  • Formação Docente
  • Polemic Themes
  • Censorship
  • Review of Literature
  • Pre Service Courses
Fonte: 
http://dx.doi.org/10.1590/S2175-62362013000400011
Endereço permanente: 
Direitos de acesso: 
Acesso aberto
Tipo: 
outro
Fonte completa:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/110210
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

Não há nenhum arquivo associado com este item.
 

Itens do Acervo digital da UNESP são protegidos por direitos autorais reservados a menos que seja expresso o contrário.