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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/110239
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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBolsoni-silva, Alessandra Turini-
dc.contributor.authorMariano, Maria Luiza-
dc.contributor.authorLoureiro, Sonia Regina-
dc.contributor.authorBonaccorsi, Caroline-
dc.date.accessioned2014-10-01T13:08:56Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:46:08Z-
dc.date.available2014-10-01T13:08:56Z-
dc.date.available2016-10-25T19:46:08Z-
dc.date.issued2013-12-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572013000200008-
dc.identifier.citationPsicologia Escolar e Educacional. Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), v. 17, n. 2, p. 259-269, 2013.-
dc.identifier.issn1413-8557-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/110239-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/110239-
dc.description.abstractEducational practices, behavior problems and children's social skills have been more studied in family context than in school context. This study aimed to compare, from the verbal report, educational practices of regular and special teacher in relation to children's behavior, concerning groups differentiated by reference indication of behavior problems in the classroom by the teacher and sex of the children. This study surveyed fifteen teachers and twenty-eight students (6-9 years), who were grouped in regular teaching (n = 18, kindergarten, elementary) and especial teaching (n = 10). The assessment with teachers was proceeded by using a questionnaire (Q-RSH-Pr) and a semi-structured interview (RE-HSE-Pr). We observed that there is a significant difference: boys as well as children with behavior problems presented more difficulties than others. Their teachers revealed that they use more negativeen
dc.description.abstractPráticas educativas, problemas de comportamento e habilidades sociais infantis são questões que têm sido pouco estudadas no contexto escolar. Objetivou-se comparar as práticas educativas de professores do ensino regular e do especial com os comportamentos infantis em grupos diferenciados por problemas de comportamento e pelo sexo das crianças. Participaram quinze professoras e vinte e oito alunos (seis a nove anos), distribuídos em dezoito do ensino regular (infantil e fundamental) e dez do ensino especial. Procedeu-se à avaliação com os professores por meio de um questionário (Q-RSH-Pr) e de entrevista semiestruturada (RE-HSE-Pr). Verificou-se, com diferenças significativas, que os meninos e as crianças com problemas de comportamento apresentaram mais dificuldades e suas professoras relataram utilizar mais práticas negativas de educação, e que as meninas apresentaram mais habilidades sociais. Não se encontraram diferenças nas comparações entre o ensino regular e o especial. A comparação entre as práticas educativas dos professores e os comportamentos das crianças no contexto escolar é útil para intervenções.pt
dc.description.abstractPrácticas educativas, problemas de comportamiento y habilidades sociales infantiles han sido poco estudiados en el contexto escolar. El estudio tuvo el objetivo de comparar prácticas educativas escolares positivas y negativas; el repertorio conductual respectivo a habilidades sociales e indicadores de problemas de comportamiento; de niños de educación especial y regular, diferenciando grupos de niños que tengan o no problemas de comportamiento y, entre niños y niñas. Participaron de esta investigación 15 profesoras y sus alumnos distribuidos en educación regular (infantil, básica) y especial. La evaluación se realizó con profesores por medio de cuestionario y entrevista semi-estructurada. Los grupos de educación regular y especial no presentaron diferencias en las comparaciones de grupo, los niños y las niñas indicadas con problemas de comportamiento presentaron más problemas de conducta y sus profesoras informaron el uso de más prácticas negativas de educación, las niñas presentaron más habilidades sociales lo que sugiere la necesidad de intervención y nuevos estudios.es
dc.format.extent259-269-
dc.language.isopor-
dc.publisherAssociação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectdistúrbios do comportamentopt
dc.subjecthabilidades sociaispt
dc.subjectEducationen
dc.subjectbehavior disordersen
dc.subjectsocial skillsen
dc.titleContexto escolar: práticas educativas do professor, comportamento e habilidades sociais infantispt
dc.title.alternativeLa práctica educativa del profesor y comportamiento infantil: la influencia de múltiplas variableses
dc.title.alternativeTeacher's educational practices and child behavior: the influence of multiple variablesen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista-
dc.identifier.doi10.1590/S1413-85572013000200008-
dc.identifier.scieloS1413-85572013000200008-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS1413-85572013000200008.pdf-
dc.relation.ispartofPsicologia Escolar e Educacional-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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