You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/110240
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorVerdu, Ana Claudia Moreira Almeida-
dc.contributor.authorOliveira, France Matos De-
dc.date.accessioned2014-10-01T13:08:56Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:46:08Z-
dc.date.available2014-10-01T13:08:56Z-
dc.date.available2016-10-25T19:46:08Z-
dc.date.issued2014-03-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/0103-166X2014000100003-
dc.identifier.citationEstudos de Psicologia (Campinas). Programa de pós-gradução em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, v. 31, n. 1, p. 25-34, 2014.-
dc.identifier.issn0103-166X-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/110240-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/110240-
dc.description.abstractThe aim of this study was to use systematic teaching in a clinical setting using software to teach reading and writing in one boy with learning difficulties and obtain accurate performance in dictation. In the pre-test, the student showed good performance in matching-to-sample tasks (96% in matching printed words to dictated words; 88% in matching pictures to dictated words), although he obtained a low percentage of correct answers in the dictation of constructed responses (52%) and manuscripts (24%). The teaching strengthened the selection of printed words matched to dictated words and copying words. The student obtained 100% correct answers in the teaching tasks. In post-tests of dictation, he obtained 100% correct answers in constructed response and 96% correct answers in manuscripts. The results indicate that carefully teaching copying may promote accuracy in the performance of responding to minimal units in dictation tasks.en
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho foi adotar, em condições clínicas, um ensino sistemático de leitura e escrita oferecido por um software em um adolescente com características de desempenho condizentes com dificuldades de aprendizagem a fim de que ele obtivesse desempenho preciso em ditado. No pré-teste, o aluno mostrou bom desempenho em relações que envolviam a seleção de palavras impressas diante da palavra ditada (96%) e diante da figura (88%), mas registrou baixa porcentagem de acertos em ditado com construção da resposta (52%) e manuscrito (24%). O ensino fortaleceu a seleção de palavra impressa mediante ditado e cópia da palavra impressa. O aluno obteve 100% de acertos no ensino; nos pós-testes de ditado, obteve 100% de acertos com construção da resposta e 96% de acertos em manuscrito. Os resultados indicam que o ensino criterioso da cópia pode favorecer a precisão no desempenho de responder a unidades mínimas em tarefas de ditado.pt
dc.format.extent25-34-
dc.language.isoeng-
dc.publisherPrograma de pós-gradução em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectAdolescentept
dc.subjectAprendizagem da escritapt
dc.subjectLeiturapt
dc.subjectMateriais de ensinopt
dc.subjectAdolescenten
dc.subjectAvoidance learningen
dc.subjectReadingen
dc.subjectTeaching materialsen
dc.titleAccuracy in dictation after improvement of reading and copying skills in a student with learning difficultiesen
dc.title.alternativePrecisão em ditado após fortalecimento de leitura e cópia em um escolar de riscopt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Ciências Departamento de Psicologia-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Ciências Departamento de Psicologia-
dc.identifier.doi10.1590/0103-166X2014000100003-
dc.identifier.scieloS0103-166X2014000100003-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS0103-166X2014000100003.pdf-
dc.relation.ispartofEstudos de Psicologia (Campinas)-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.