You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/110490
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSouza, Antonio Carlos Carrera de [UNESP]-
dc.contributor.authorRuidiaz, Paola Judith Amaris-
dc.date.accessioned2014-11-10T11:09:47Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:46:39Z-
dc.date.available2014-11-10T11:09:47Z-
dc.date.available2016-10-25T19:46:39Z-
dc.date.issued2014-05-06-
dc.identifier.citationRUIDIAZ, Paola Judith Amaris. O que podem as oficinas de geometria?: cartografando uma sala de aula da EJA. 2014. 136 f. Dissertação - (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2014.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/110490-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/110490-
dc.description.abstractThe first movement of this research aims to map the processes: teacher / student relationship and the possibilities of dialogue between them in the classroom situation. As a constitutive element, this movement used teaching strategies that emphasize the argument and the joint construction of knowledge by encouraging thus creative environments and heuristic learning. Were designed and conducted geometry workshops, that were observed as a driver and intervention device within the classroom to work with students of Youth and Adults (EJA). We analyzed the inherent processes in the dialogic relationship, contextualized in the studies of Paulo Freire and power relationships, as proposed by Michel Foucault. Surrounding situation issues that can match the creative aspects such as art, music and exploration of the environment were explored. The research findings elucidated the argumentative type of relationship that occur in the classroom. By using teaching strategies, previously designed as triggering of the development of the workshops, there was a change, at least locally, in the relations of power that keep dialogical possibilities in the classroomen
dc.description.abstractO primeiro movimento desta pesquisa visa cartografar os processos: educador/educando e as possibilidades da relação dialógica entre estes, em situação de sala de aula. Como elemento constitutivo, deste movimento, foram utilizadas estratégias didáticas que enfatizaram o argumento e a construção conjunta de conhecimento incentivando, assim, ambientes criativos e heurísticos de aprendizagem. Desenharam-se oficinas em Geometria, olhando-as como um dispositivo acionador e de intervenção dentro da sala de aula para trabalhar com estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Analisaram-se, assim, os processos, inerentes na relação dialógica, contextualizados nos estudos de Paulo Freire e nas relações de poder, como propostas por Michel Foucault. Foram exploradas situações problemáticas do entorno que conseguiram corresponder aos aspectos criativos como: a arte, a música e a exploração do meio. Espera-se que os resultados da investigação iluminem o tipo de relação argumentativa que ocorre em sala de aula. Ao utilizar estratégias didáticas, previamente desenhadas, como disparadoras do desenvolvimento das oficinas espera-se alterar, ao menos localmente, as relações de poder que travam as possibilidades dialógicas em sala de aulapt
dc.format.extent136 f. : il.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectFreire, Paulo, 1921-1997pt
dc.subjectFoucault, Michel, 1926-1984pt
dc.subjectMathematics - Philosophypt
dc.subjectMatemática - Filosofiapt
dc.subjectGeometriapt
dc.subjectDidáticapt
dc.subjectEducação de adultospt
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt
dc.titleO que podem as oficinas de geometria?: cartografando uma sala de aula da EJApt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.file000789882.pdf-
dc.identifier.aleph000789882-
dc.identifier.capes33004137031P7-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.