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http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/110757
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Di Giorgi, Cristiano Amaral Garboggini | - |
dc.contributor.author | Morelatti, Maria Raquel Miotto | - |
dc.contributor.author | Fürkotter, Monica | - |
dc.contributor.author | Mendonça, Naiara Costa Gomes de | - |
dc.contributor.author | Lima, Vanda Moreira Machado | - |
dc.contributor.author | Leite, Yoshie Ussami Ferrari | - |
dc.date.accessioned | 2014-11-24T13:46:32Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T19:47:13Z | - |
dc.date.available | 2014-11-24T13:46:32Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T19:47:13Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.citation | DI GIORGI, Cristiano et al. Necessidades formativas de professores de redes municipais: contribuições para a formação de professores crítico-reflexivos. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788579831065. | - |
dc.identifier.isbn | 9788579831065 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/110757 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/110757 | - |
dc.description.abstract | Os autores do livro apontam a importância de os professores serem propositores dos programas de formação contínua, a partir das necessidades que apontam. Essa perspectiva, que dá voz aos professores, tem se mostrado fértil no desenvolvimento de processos dessa natureza, pois considera fundamental o protagonismo dos sujeitos-professores na implementação de mudanças que se fazem necessárias nas práticas e nos currículos escolares. Procedendo ao levantamento de necessidades junto a uma amostra significativa de 533 professores, em dez municípios da região, com a colaboração da UNDIME - União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, e desenvolvendo uma análise crítica e contextualizada dos resultados, os autores apresentam indicativos e propostas para a efetivação de políticas de formação contínua que superam eventuais desperdícios de recursos em ações pontuais, fragmentadas e externas às demandas reais das escolas e dos professores. Ao valorizar a formação crítica e reflexiva desses sujeitos, alinham-se às perspectivas que superam a racionalidade técnica instrumental das competências docentes, característica dos governos neoliberais que culpabilizam os professores diretamente pelo fracasso escolar, desvalorizam sua formação universitária de intelectual e pesquisador e não investem na melhoria da infraestrutura necessária ao trabalho docente de qualidade nem nas condições de carreira e salário dos professores. | pt |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Cultura Acadêmica | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Professores de educação pré-escolar - Formação | pt |
dc.subject | Professores de ensino fundamental - Formação | pt |
dc.subject | Escola públicas Administração | pt |
dc.subject | Educação permanente | pt |
dc.title | Necessidades formativas de professores de redes municipais: contribuições para a formação de professores crítico-reflexivos | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | ISBN9788579831065.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Coleção PROPG Digital (UNESP) | - |
dc.identifier.aleph | 000797918 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
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