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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/110757
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorDi Giorgi, Cristiano Amaral Garboggini-
dc.contributor.authorMorelatti, Maria Raquel Miotto-
dc.contributor.authorFürkotter, Monica-
dc.contributor.authorMendonça, Naiara Costa Gomes de-
dc.contributor.authorLima, Vanda Moreira Machado-
dc.contributor.authorLeite, Yoshie Ussami Ferrari-
dc.date.accessioned2014-11-24T13:46:32Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:47:13Z-
dc.date.available2014-11-24T13:46:32Z-
dc.date.available2016-10-25T19:47:13Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationDI GIORGI, Cristiano et al. Necessidades formativas de professores de redes municipais: contribuições para a formação de professores crítico-reflexivos. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788579831065.-
dc.identifier.isbn9788579831065-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/110757-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/110757-
dc.description.abstractOs autores do livro apontam a importância de os professores serem propositores dos programas de formação contínua, a partir das necessidades que apontam. Essa perspectiva, que dá voz aos professores, tem se mostrado fértil no desenvolvimento de processos dessa natureza, pois considera fundamental o protagonismo dos sujeitos-professores na implementação de mudanças que se fazem necessárias nas práticas e nos currículos escolares. Procedendo ao levantamento de necessidades junto a uma amostra significativa de 533 professores, em dez municípios da região, com a colaboração da UNDIME - União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, e desenvolvendo uma análise crítica e contextualizada dos resultados, os autores apresentam indicativos e propostas para a efetivação de políticas de formação contínua que superam eventuais desperdícios de recursos em ações pontuais, fragmentadas e externas às demandas reais das escolas e dos professores. Ao valorizar a formação crítica e reflexiva desses sujeitos, alinham-se às perspectivas que superam a racionalidade técnica instrumental das competências docentes, característica dos governos neoliberais que culpabilizam os professores diretamente pelo fracasso escolar, desvalorizam sua formação universitária de intelectual e pesquisador e não investem na melhoria da infraestrutura necessária ao trabalho docente de qualidade nem nas condições de carreira e salário dos professores.pt
dc.language.isopor-
dc.publisherCultura Acadêmica-
dc.sourceAleph-
dc.subjectProfessores de educação pré-escolar - Formaçãopt
dc.subjectProfessores de ensino fundamental - Formaçãopt
dc.subjectEscola públicas Administraçãopt
dc.subjectEducação permanentept
dc.titleNecessidades formativas de professores de redes municipais: contribuições para a formação de professores crítico-reflexivospt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISBN9788579831065.pdf-
dc.relation.ispartofColeção PROPG Digital (UNESP)-
dc.identifier.aleph000797918-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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