You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/110779
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAlmeida Júnior, Oswaldo Francisco de [UNESP]-
dc.contributor.authorCosta, Maria de Fátima Oliveira-
dc.date.accessioned2014-12-02T11:16:33Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:47:15Z-
dc.date.available2014-12-02T11:16:33Z-
dc.date.available2016-10-25T19:47:15Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationCOSTA, Maria de Fátima Oliveira. Concepções dos estudos de usuários na visão dos professores dos cursos de Biblioteconomia brasileiros. 2014. 237 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2014.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/110779-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/110779-
dc.description.abstractThe concepts of user studies, their discussion and dissemination through teaching is the subject matter approached in this thesis to make clear how they are identified and analyzed by the professors who teach this discipline in Librarianship courses in Brazilian universities. Through them, to know how they are being worked on in the classroom, their dialogues with other areas and with the theoreticians who permeate the scientific production in the context of librarianship teaching. It aims to identify and analyze these concepts and how they are perceived, exposed, assimilated and reproduced in the teaching practice. It shows a national panorama represented by those courses that participated in the survey with the intention of rethinking and examining how the issue has been developed within Information Science. Some researchers have strengthened underlying theoretical support of studies in the field of Information Science, the approaches described, preferably by Brenda Dervin, Ellis, Wilson, Khulthau, Choo, Araújo, Figueiredo and Ferreira; in the reading of book chapters , journal articles and dissertations as well as doctoral theses on the subject , which stood in the state of art in the object of study . We define as a methodological approach the content analysis according to Bardin, conducting a qualitative descriptive research. It was required to the teachers in question, initially, plans to teach the subject with its various components and secondly, the questionnaire. The latter was divided into two parts, being one of them with the characterization of the teacher and the other one with nine open questions on teaching issues. It was assigned a pretest of the questionnaire when it was found to be necessary to modify some questions, immediately redone. The lesson plans were examined, together with the responses of the questionnaires and from the concepts expressed by the professors, as the constituent items of the...en
dc.description.abstractOs conceitos de Estudos de Usuários, sua discussão e difusão por meio do ensino, é a temática desta tese para tornar evidente como eles são identificados e analisados pelos docentes que lecionam a disciplina de estudos de usuários nos cursos de Biblioteconomia das universidades brasileiras. Por meio deles, saber como estão sendo trabalhados, em sala de aula, os seus diálogos com outras áreas e com os teóricos que permeiam a produção científica, no contexto do ensino de Biblioteconomia. Tem o objetivo de identificar e analisar esses conceitos e, como eles são percebidos, expostos, assimilados e reproduzidos na prática docente. Mostra um panorama nacional representado por aqueles cursos que participaram da pesquisa com o intuito de repensar e averiguar como a temática se desenvolve no âmbito da Ciência da Informação. Alguns pesquisadores fortaleceram o suporte teórico fundamentador dos estudos na área da Ciência da Informação, pelas abordagens descritas, preferencialmente, por Brenda Dervin, Ellis, Wilson, Khulthau, Choo, Araújo, Figueiredo e Ferreira; na leitura de capítulos de livros, de artigos de periódicos, além de dissertações de mestrado e de teses de doutorado sobre o tema, e que nos situaram o estado da arte acerca do objeto de estudo. Definimos como percurso metodológico a análise de conteúdo, segundo Bardin, realizando pesquisa descritiva qualitativa. Foi solicitado aos docentes, em apreço, inicialmente os planos de ensino da disciplina com seus diversos componentes e, no segundo momento, o questionário. Este dividido em duas partes, sendo uma com a caracterização do docente e, a outra, com nove questões abertas sobre o ensino. Foi aplicado o pré-teste do questionário, quando se constatou a necessidade de modificação de algumas indagações, refeitas de imediato. Os planos de ensino foram examinados, conjuntamente, com as respostas dos questionários e, a partir dos conceitos emitidos pelos...pt
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.format.extent237 f. : il.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectServiços de informação - Estudo de usuáriospt
dc.subjectRecursos de informação - Estudo de usuáriospt
dc.subjectBibliotecas - Estudo de usuáriospt
dc.subjectBiblioteconomia - Estudo e ensino - Brasilpt
dc.subjectInformation resources Use studiespt
dc.titleConcepções dos estudos de usuários na visão dos professores dos cursos de Biblioteconomia brasileirospt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.file000799766.pdf-
dc.identifier.aleph000799766-
dc.identifier.capes33004110043P4-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.