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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/110783
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dc.contributor.advisorAlmeida, Carlos Cândido de [UNESP]-
dc.contributor.authorSemidão, Rafael Aparecido Moron-
dc.date.accessioned2014-12-02T11:16:34Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:47:16Z-
dc.date.available2014-12-02T11:16:34Z-
dc.date.available2016-10-25T19:47:16Z-
dc.date.issued2014-07-14-
dc.identifier.citationSEMIDÃO, Rafael Aparecido Moron. Dados, informação e conhecimento enquanto elementos de compreensão do universo conceitual da ciência da informação: contribuições teóricas. 2014. 198 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2014.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/110783-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/110783-
dc.description.abstractIt examines the concepts of data, information and knowledge and metaphorical relationships between them as forms of conceptual articulation in Information Science. Undertake a interpretation of the epistemological dynamic of Information Science for reference to conceptual analysis aimed to be expressive of a structure that combines epistemological, theoretical, historical and pragmatic elements. Adopts a bibliographical and interpretive approach and taking a corpus as a set of specialized dictionaries and manuals. Six explanatory metaphors of the links between the concepts of data, information and knowledge were identified, with the most frequent among them had a cognitive intonation, which made to seek to reflect on the origins and possible influences of a cognitive analogy as a paradigm based to the conceptual joints in Information Science. We identified the origin and the influence of a cognitive analogy in Information Science with the emergence of called Cognitive Sciences on the U.S. scientific scenario.en
dc.description.abstractAnalisam-se os conceitos de dados, informação e conhecimento e as relações metafóricas entre eles, enquanto formas de articulação conceitual na Ciência da Informação. Elabora-se uma interpretação da dinâmica epistemológica da Ciência da Informação para servir de referência às analises conceituais que visam ser expressivas de uma estrutura que conjuga elementos epistemológicos, teóricos, históricos e pragmáticos. Adota-se uma abordagem bibliográfica e interpretativa e toma-se como corpus um conjunto de dicionários e manuais especializados. Foram identificadas seis metáforas explicativas dos nexos entre os conceitos de dados, informação e conhecimento, sendo que as mais recorrentes dentre elas possuíam uma entonação cognitiva, o que fez com que se buscasse refletir acerca das origens e influências possíveis de uma analogia cognitiva como base paradigmática para as articulações conceituais na Ciência da Informação. Identificou-se a origem e a influência de uma analogia cognitiva na Ciência da Informação com a emergência das chamadas Ciências Cognitivas no cenário científico norte-americano.pt
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)-
dc.format.extent198 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectCiência da informaçãopt
dc.subjectConceitospt
dc.subjectTeoria da informaçãopt
dc.subjectTeoria do conhecimentopt
dc.subjectInformation sciencept
dc.titleDados, informação e conhecimento enquanto elementos de compreensão do universo conceitual da ciência da informação: contribuições teóricaspt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.file000799485.pdf-
dc.identifier.aleph000799485-
dc.identifier.capes33004110043P4-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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