Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/110783
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Almeida, Carlos Cândido de [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Semidão, Rafael Aparecido Moron | - |
dc.date.accessioned | 2014-12-02T11:16:34Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T19:47:16Z | - |
dc.date.available | 2014-12-02T11:16:34Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T19:47:16Z | - |
dc.date.issued | 2014-07-14 | - |
dc.identifier.citation | SEMIDÃO, Rafael Aparecido Moron. Dados, informação e conhecimento enquanto elementos de compreensão do universo conceitual da ciência da informação: contribuições teóricas. 2014. 198 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2014. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/110783 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/110783 | - |
dc.description.abstract | It examines the concepts of data, information and knowledge and metaphorical relationships between them as forms of conceptual articulation in Information Science. Undertake a interpretation of the epistemological dynamic of Information Science for reference to conceptual analysis aimed to be expressive of a structure that combines epistemological, theoretical, historical and pragmatic elements. Adopts a bibliographical and interpretive approach and taking a corpus as a set of specialized dictionaries and manuals. Six explanatory metaphors of the links between the concepts of data, information and knowledge were identified, with the most frequent among them had a cognitive intonation, which made to seek to reflect on the origins and possible influences of a cognitive analogy as a paradigm based to the conceptual joints in Information Science. We identified the origin and the influence of a cognitive analogy in Information Science with the emergence of called Cognitive Sciences on the U.S. scientific scenario. | en |
dc.description.abstract | Analisam-se os conceitos de dados, informação e conhecimento e as relações metafóricas entre eles, enquanto formas de articulação conceitual na Ciência da Informação. Elabora-se uma interpretação da dinâmica epistemológica da Ciência da Informação para servir de referência às analises conceituais que visam ser expressivas de uma estrutura que conjuga elementos epistemológicos, teóricos, históricos e pragmáticos. Adota-se uma abordagem bibliográfica e interpretativa e toma-se como corpus um conjunto de dicionários e manuais especializados. Foram identificadas seis metáforas explicativas dos nexos entre os conceitos de dados, informação e conhecimento, sendo que as mais recorrentes dentre elas possuíam uma entonação cognitiva, o que fez com que se buscasse refletir acerca das origens e influências possíveis de uma analogia cognitiva como base paradigmática para as articulações conceituais na Ciência da Informação. Identificou-se a origem e a influência de uma analogia cognitiva na Ciência da Informação com a emergência das chamadas Ciências Cognitivas no cenário científico norte-americano. | pt |
dc.description.sponsorship | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) | - |
dc.format.extent | 198 f. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Ciência da informação | pt |
dc.subject | Conceitos | pt |
dc.subject | Teoria da informação | pt |
dc.subject | Teoria do conhecimento | pt |
dc.subject | Information science | pt |
dc.title | Dados, informação e conhecimento enquanto elementos de compreensão do universo conceitual da ciência da informação: contribuições teóricas | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | 000799485.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000799485 | - |
dc.identifier.capes | 33004110043P4 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.