Você está no menu de acessibilidade

Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/110879
Título: 
Africanidades brasileiras na produção de conteúdo educativo para a televisão digital: uma contribuição para a educação das relações étnico-raciais
Autor(es): 
Xavier, Patricia Alves de Matos
Instituição: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Resumo: 
  • Resumen: Este trabajo presenta la TV digital en Brasil como un componente de comunicación y intervención pedagógica para la educación de la conciencia de las relaciones étnico-raciales positivas. La investigación se centra en el estudio de las relaciones étnicas y raciales en Brasil: el mito de la democracia racial, los conceptos de prejuicio, la discriminación racial y el racismo, la construcción de la identidad de ascendencia africana, una educación liberadora, el Africanidades brasileiras, la relación entre la televisión digital y la educación democrática. A través del estudio de caso, identifica la concepción de la educación como práctica de la liberdad, asi como la presencia de categorías de análisis Africanidades Brasileiras - representado por los valores de la civilización africana - brasileira: Ancestralidade, Oralidade, Comunitarismo Circularidade, Força Vital, Corporeidade - en la producción de contenidos educativos del programa Salto para o Futuro - TV Escola, el canal del Ministerio de Educación
  • Esta dissertação apresenta a televisão digital n Brasil como um componente comunicacional de intervenção pedagógica para a educação conscientizadora das relações étnico-raciais positivas. A pesquisa contempla o estudo sobre as relações étnico-raciais no Brasil: o mito da democracia racial, os conceitos de preconceito, discriminação racial e racismo, a construção da identidade afrodescendente; a educação libertadora; as Africanidades Brasileiras; a relação entre TV digital e educação democrática. Através do estudo de caso, identifica-se a concepção de educação como prática da liberdade, bem como a presença das categorias de análise Africanidades brasileiras - representadas pelos valores civilizatórios afro-brasileiros: Ancestralidade, Oralidade, Comunitarismo/Circularidade, Força Vital e Corporeidade - na produção de conteúdo educativo do programa Salto para o Futuro - TV Escola, o canal do Ministério da Educação
Data de publicação: 
21-Fev-2014
Citação: 
XAVIER, Patricia Alves de Matos. Africanidades brasileiras na produção de conteúdo educativo para a televisão digital: uma contribuição para a educação das relações étnico-raciais. 2014. 157 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2014.
Duração: 
157 f. : il.
Publicador: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Palavras-chaves: 
  • Comunicação de massa e relações raciais
  • Grupos etnicos
  • Televisão digital
  • Comunicação
  • Educação
  • Africa
  • Brasil
  • Mass media and race relations
Endereço permanente: 
Direitos de acesso: 
Acesso aberto
Tipo: 
outro
Fonte completa:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/110879
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

Não há nenhum arquivo associado com este item.
 

Itens do Acervo digital da UNESP são protegidos por direitos autorais reservados a menos que seja expresso o contrário.