You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/110897
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorZuliane, Silvia Regina Q. Aro [UNESP]-
dc.contributor.authorGazola, Rodrigo José Cristiano-
dc.date.accessioned2014-12-02T11:16:42Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:47:31Z-
dc.date.available2014-12-02T11:16:42Z-
dc.date.available2016-10-25T19:47:31Z-
dc.date.issued2013-02-22-
dc.identifier.citationGAZOLA, Rodrigo José Cristiano. A proposta de ensino por investigação e o processo de formação inicial de professores de ciências: reflexões sobre a construção de um modelo didático pessoal. 2013. 174 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências, 2013.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/110897-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/110897-
dc.description.abstractIn this dissertation, through collaborative research, was intended from the opportunity to connect with a different formative proposal, verify if undergraduates, from a degree course in Chemistry, take a different posture from the conventional, in other words, produces responsibility the subject by building a educational personnel model. Therefore, working with research subjects was constructed collectively, where the individual becomes subject of learning, taking account the inquiry based proposal as articulating principle of experimental and epistemological biased in science education. From this perspective, worked with graduate students in Chemistry in development and implementation of educational activities, which served as main target for the development and analysis. This acting of the researcher sought to integrate new teaching principles in the teaching model of teachers in training, in other words, subsidies so that these subjects could reformulate this model in agreement with an integrated perspective to search results. The analysis of generated material has allowed the perceive that participation in this kind of activity, attracted the attention of prospective teachers for a more dynamic teaching perspective and elaborate than the prospect attended during thei formation. This new perspective led to the teachers in formation the critical view ability about their own formation and showed them ways to reshaping a process of continuous evolution and of their teaching it is also evident that not all licensees, despite having been submitted to the same formative proposal respond the same way to it. Thus, the results of the research suggest that investment in formative proposals that allow the subject in formation initial or continuing opportunities to reflect on their actions is needed in, not only in specific disciplines or specific courses of continuing formationen
dc.description.abstractNesta dissertação, através da pesquisa colaborativa, pretendeu-se a partir da oportunidade de contato com uma proposta diferenciada de formação, verificar se licenciandos, oriundos de um curso de licenciatura em Química, assumem uma postura diferente da convencional, ou seja, produz a responsabilidade do sujeito pela construção de um modelo didático pessoal. Para tanto, o trabalho com os sujeitos de pesquisa foi construído de forma coletiva, onde o indivíduo se torna sujeito da aprendizagem, levando em consideração a proposta investigativa como princípio articulador da experimentação e do viés epistemológico no Ensino de Ciências. A partir desta perspectiva, trabalhou-se com licenciandos em Química na elaboração e aplicação de atividades de ensino, que serviram de alvo principal para o desenvolvimento e análise. A atuação do pesquisador visou integrar novos princípios didáticos no modelo de ensino dos professores em formação inicial, ou seja, subsídios para que estes sujeitos pudessem reformular este modelo de acordo com uma perspectiva integrada aos resultados da pesquisa. A análise do material gerado permitiu perceber que a participação neste tipo de atividade, despertou a atenção dos futuros professores, para uma perspectiva didática mais diânimica e elaborada do que a perspectiva presenciada durante a sua formação. Esta nova perspectiva propiciou aos professores em formação a capacidade de visão crítica sobre a própria formação e mostrou-lhes caminhos para um processo de constante reformulação e evolução de sua prática de ensino. Percebe-se também que nem todos os licenciandos, apesar de terem sido submetidos à mesma proposta formativa, reagem da mesma forma a ela. Assim, os resultados da pesquisa sugerem que seja necessário um investimento em propostas formativas que possibilitem ao sujeito em formação, inicial ou continuada, oportunidades de reflexão sobre sua atuação, não apenas...pt
dc.format.extent174 f. : il.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectProfessores de cienciapt
dc.subjectFormação profissionalpt
dc.subjectEpistemologiapt
dc.subjectScience teacherspt
dc.titleA proposta de ensino por investigação e o processo de formação inicial de professores de ciências: reflexões sobre a construção de um modelo didático pessoalpt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.file000752245.pdf-
dc.identifier.aleph000752245-
dc.identifier.capes33004056079P0-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.