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Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/111503
Título: 
Effect of different exercise programs on the psychological and cognitive functions of people with Parkinson's disease
Título alternativo: 
  • Efeito de diferentes programas de exercício sobre as funções psicológicas e cognitivas das pessoas com doença de Parkinson
  • Efecto de los diferentes programas de ejercicios en las funciones psicológicas y cognitivas de las personas con enfermedad de Parkinson
Autor(es): 
Instituição: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
1980-6574
Resumo: 
  • The purpose of this study was to analyze the effect of different exercise programs on the psychological and cognitive functions in patients with Parkinson's disease (PD). Forty-five patients with PD participated in the study. The participants were randomized in three intervention programs: Group-1 (n=15, cognitive-activities), Group-2 (n=15, multimodal exercise) and Group-3 (n=15, exercises for posture and gait). The clinical, psychological and cognitive functions were assessed before and after 4 months of intervention. Univariate analysis did not reveal significant interactions between groups and time (p>0.05). However, univariate analysis for time revealed differences in stress level and memory. Participants showed less physical stress (p<0.01) and overall stress (p < 0.04) and higher performance in episodic declarative memory (p < 0.001) after exercise. These findings suggest that group work with motor or non-motor activities can improve cognitive and psychological functions of patients with PD.
  • “Efeito de diferentes programas de exercício sobre as funções psicológicas e cognitivas das pessoas com doença de Parkinson.” O objetivo deste estudo foi analisar o efeito de diferentes programas de exercício físico nas funções psicológicas e cognitivas em pacientes com doença de Parkinson (DP). Participaram do estudo 45 pacientes com DP, distribuídos aleatoriamente em três programas de intervenção: Grupo-1 (n=15, atividades cognitivas), Grupo-2 (n=15 exercício multimodal) e Grupo-3 (n=15, exercícios para a postura e a marcha). As funções clínicas, psicológicas e cognitivas foram avaliadas antes e após 4 meses de intervenção. A análise univariada não revelou interação significativa entre grupo e momento (p>0,05). No entanto, a análise univariada para momento revelou diferenças no nível de estresse e memória. Os participantes mostraram redução do estresse físico (p<0,01) e estresse global (p<0,04) e melhora na memória declarativa episódica (p<0,001) após a intervenção. Estes achados sugerem que o trabalho em grupo, com atividades motoras ou não motoras, pode melhorar as funções cognitivas e as condições psicológicas de pacientes com DP.
Data de publicação: 
1-Jan-2013
Citação: 
Motriz: revista de Educacao Física. Rio Claro: Universidade Estadual Paulista (UNESP), Inst Biociencias, v. 19, n. 3, p. 597-604, 2013.
Duração: 
597-604
Publicador: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências
Palavras-chaves: 
  • exercise
  • psychological functions
  • cognitive functions. Parkinson's disease
Fonte: 
http://dx.doi.org/10.1590/S1980-65742013000300010
Endereço permanente: 
Direitos de acesso: 
Acesso aberto
Tipo: 
outro
Fonte completa:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/111503
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