Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/113709
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Esteves, Ana Maria | - |
dc.date.accessioned | 2014-12-16T17:20:18Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T20:15:30Z | - |
dc.date.available | 2014-12-16T17:20:18Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T20:15:30Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.citation | ESTEVES, Ana Maria. Cartas vazias: leituras e leitores de um Centro de Referência de Down. São Paulo: Editora Unesp, 2012. ISBN 9788539303786 | - |
dc.identifier.isbn | 9788539303786 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/113709 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/113709 | - |
dc.description.abstract | A partir do século XIX, as mulheres passaram a frequentar a escola, foram para a universidade, para o trabalho e para as ruas. Aprender a ler e a escrever trouxe para essas mulheres uma nova rotina de leitura: depois dos livros de reza, vieram os diários, os romances, as revistas femininas, a correspondência, os jornais. Nessa perspectiva, Ana Maria Esteves analisa as práticas de leitura de mulheres, mais particularmente os processos de apropriação da leitura e da escrita de professoras, de mães e de meninas portadoras da síndrome de Down em um Centro de Referência. Trata-se de um estudo de caso, de caráter etnográfico, que clarifica as trajetórias próprias de leitura dessas mulheres que, entre táticas e estratégias, apropriaram-se de maneiras de ler nas relações da oralidade com a cultura escrita e constituíram uma comunidade leitora. Para essas mulheres, a leitura assume uma presença singular no cotidiano e um significado especial em suas vidas. | pt |
dc.format.extent | 117 p. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Editora Unesp | - |
dc.relation.ispartofseries | Coleção PROPG Edição de Textos de Docentes e Pós-Graduados da UNESP | - |
dc.subject | Down, Síndrome de | pt |
dc.subject | Educação inclusiva | pt |
dc.subject | Educação especial | pt |
dc.subject | Distúrbios da aprendizagem nas crianças | pt |
dc.title | Cartas vazias: leituras e leitores de um Centro de Referência de Down | pt |
dc.type | outro | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | ISBN9788539303786.pdf | - |
dc.identifier.capes | 33004110040P5 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.