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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/113730
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dc.contributor.authorGrecco, Fabiana Miraz de Freitas-
dc.date.accessioned2015-01-06T16:57:49Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:15:32Z-
dc.date.available2015-01-06T16:57:49Z-
dc.date.available2016-10-25T20:15:32Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationGRECCO, Fabiana Miraz de Freitas. Viola crioula: modinhas, lundus e mornas – um conceito de amor na literatura colonial brasileira e cabo-verdiana. São Paulo: Editora Unesp, 2014. ISBN 9788568334294-
dc.identifier.isbn9788568334294-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/113730-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/113730-
dc.description.abstractO livro compara a morna, um gênero poético-musical de Cabo Verde, com a modinha e o lundu, que se firmaram no Brasil no transcorrer do século 18. O objetivo é delinear o percurso que teria sofrido a morna desde o seu primeiro registro, naquele século, discutindo os possíveis traços em comum entre ela e as cantigas populares brasileiras mencionadas e discutir até que ponto a morna seria o resultado da adaptação do lundu e da modinha brasileiros à sociedade mestiça de Cabo Verde.De acordo com a autora, que baseou parte de sua pesquisa em fontes cabo-verdianas como Vasco Martins, tal fato foi possível devido às relações estreitas entre as então colônias Brasil e Cabo Verde. Houve, além do tráfico de escravos, muito tráfico cultural. Este fez circular, entre outros artefatos culturais, diversos tipos de cantares que se difundiram e se enraizaram, passando a fazer parte da vida cotidiana de ambos os países.Citando Martins, a autora destaca que morna e modinha apresentam, em comum, muitos pontos musicológicos, como a harmonia, os acordes e a tonalidade menor e, principalmente, o sentimentalismo amoroso presente no texto poético. Já o lundu, música nascida na África e com origem no batuque, aportou em Cabo Verde vindo diretamente do Brasil, mas suas influências foram geograficamente mais abrangentes. Levado também para Portugal, o lundu, na modalidade "chorada", foi uma das fontes do surgimento do fado.pt
dc.format.extent191 p.-
dc.language.isopor-
dc.publisherEditora Unesp-
dc.relation.ispartofseriesColeção PROPG Edição de Textos de Docentes e Pós-Graduados da UNESP-
dc.subjectMúsica e literaturapt
dc.subjectHistoriografiapt
dc.subjectLiteratura - Historiografiapt
dc.subjectMusica - Historiografiapt
dc.titleViola Crioula: Modinhas, Lundus e Mornas-Um conceito de amor na literatura colonial brasileira e cabo-verdianapt
dc.typeoutro-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISBN9788568334294.epub-
dc.identifier.capes33004048019P1-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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