Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/113730
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Grecco, Fabiana Miraz de Freitas | - |
dc.date.accessioned | 2015-01-06T16:57:49Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T20:15:32Z | - |
dc.date.available | 2015-01-06T16:57:49Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T20:15:32Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.citation | GRECCO, Fabiana Miraz de Freitas. Viola crioula: modinhas, lundus e mornas – um conceito de amor na literatura colonial brasileira e cabo-verdiana. São Paulo: Editora Unesp, 2014. ISBN 9788568334294 | - |
dc.identifier.isbn | 9788568334294 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/113730 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/113730 | - |
dc.description.abstract | O livro compara a morna, um gênero poético-musical de Cabo Verde, com a modinha e o lundu, que se firmaram no Brasil no transcorrer do século 18. O objetivo é delinear o percurso que teria sofrido a morna desde o seu primeiro registro, naquele século, discutindo os possíveis traços em comum entre ela e as cantigas populares brasileiras mencionadas e discutir até que ponto a morna seria o resultado da adaptação do lundu e da modinha brasileiros à sociedade mestiça de Cabo Verde.De acordo com a autora, que baseou parte de sua pesquisa em fontes cabo-verdianas como Vasco Martins, tal fato foi possível devido às relações estreitas entre as então colônias Brasil e Cabo Verde. Houve, além do tráfico de escravos, muito tráfico cultural. Este fez circular, entre outros artefatos culturais, diversos tipos de cantares que se difundiram e se enraizaram, passando a fazer parte da vida cotidiana de ambos os países.Citando Martins, a autora destaca que morna e modinha apresentam, em comum, muitos pontos musicológicos, como a harmonia, os acordes e a tonalidade menor e, principalmente, o sentimentalismo amoroso presente no texto poético. Já o lundu, música nascida na África e com origem no batuque, aportou em Cabo Verde vindo diretamente do Brasil, mas suas influências foram geograficamente mais abrangentes. Levado também para Portugal, o lundu, na modalidade "chorada", foi uma das fontes do surgimento do fado. | pt |
dc.format.extent | 191 p. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Editora Unesp | - |
dc.relation.ispartofseries | Coleção PROPG Edição de Textos de Docentes e Pós-Graduados da UNESP | - |
dc.subject | Música e literatura | pt |
dc.subject | Historiografia | pt |
dc.subject | Literatura - Historiografia | pt |
dc.subject | Musica - Historiografia | pt |
dc.title | Viola Crioula: Modinhas, Lundus e Mornas-Um conceito de amor na literatura colonial brasileira e cabo-verdiana | pt |
dc.type | outro | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | ISBN9788568334294.epub | - |
dc.identifier.capes | 33004048019P1 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.