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http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/113737
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Ventorini, Sílvia Elena | - |
dc.date.accessioned | 2015-01-06T18:11:44Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T20:15:33Z | - |
dc.date.available | 2015-01-06T18:11:44Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T20:15:33Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.citation | VENTORINI, Sílvia Elena. Representação gráfica e linguagem cartográfica tátil: estudo de casos. São Paulo: Editora Unesp, 2014. ISBN 9788568334201 | - |
dc.identifier.isbn | 9788568334201 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/113737 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/113737 | - |
dc.description.abstract | O livro discorre sobre a trajetória da autora na busca de fundamentação teórico-metodológica para analisar dados sobre a organização espacial de alunos cegos. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola especial com o objetivo de investigar como os educandos cegos organizavam os objetos no espaço e que estratégias usavam para constituir suas representações. Os educandos representaram locais de seu cotidiano por meio de desenhos, maquetes e narrativas. A pesquisadora também dialogou com estudiosos da área da Psicologia que investigam os desenvolvimentos motor e cognitivo de crianças cegas e a relação delas com o espaço. As análises dos resultados indicam que os alunos cegos exploram os objetos no espaço tendo como base o eixo de simetria do próprio corpo e, por isso, suas representações são elaboradas nas perspectivas vertical, horizontal e oblíqua. Ainda usam a distância funcional para medir o espaçamento entre um objeto e outro no espaço, assim como para estabelecer as formas e tamanhos de objetos menores.Nestas leituras, a autora também constatou a importância das relações sociais nos referidos desenvolvimentos. Assim, elaborou sua análise de uma perspectiva histórico-cultural, pois a seu ver pesquisar como o outro organiza e representa o espaço significa investigar também as suas relações sociais. | pt |
dc.format.extent | 195 p. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Editora Unesp | - |
dc.relation.ispartofseries | Coleção PROPG Edição de Textos de Docentes e Pós-Graduados da UNESP | - |
dc.subject | Crianças deficientes visuais - Educação | pt |
dc.subject | Capacidade motora em crianças | pt |
dc.subject | Inclusão escolar | pt |
dc.subject | Educação especial | pt |
dc.title | Representação gráfica e linguagem cartográfica tátil: estudo de casos | pt |
dc.type | outro | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | ISBN9788568334201.epub | - |
dc.identifier.capes | 33004137004P0 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
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