You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/113737
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorVentorini, Sílvia Elena-
dc.date.accessioned2015-01-06T18:11:44Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:15:33Z-
dc.date.available2015-01-06T18:11:44Z-
dc.date.available2016-10-25T20:15:33Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationVENTORINI, Sílvia Elena. Representação gráfica e linguagem cartográfica tátil: estudo de casos. São Paulo: Editora Unesp, 2014. ISBN 9788568334201-
dc.identifier.isbn9788568334201-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/113737-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/113737-
dc.description.abstractO livro discorre sobre a trajetória da autora na busca de fundamentação teórico-metodológica para analisar dados sobre a organização espacial de alunos cegos. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola especial com o objetivo de investigar como os educandos cegos organizavam os objetos no espaço e que estratégias usavam para constituir suas representações. Os educandos representaram locais de seu cotidiano por meio de desenhos, maquetes e narrativas. A pesquisadora também dialogou com estudiosos da área da Psicologia que investigam os desenvolvimentos motor e cognitivo de crianças cegas e a relação delas com o espaço. As análises dos resultados indicam que os alunos cegos exploram os objetos no espaço tendo como base o eixo de simetria do próprio corpo e, por isso, suas representações são elaboradas nas perspectivas vertical, horizontal e oblíqua. Ainda usam a distância funcional para medir o espaçamento entre um objeto e outro no espaço, assim como para estabelecer as formas e tamanhos de objetos menores.Nestas leituras, a autora também constatou a importância das relações sociais nos referidos desenvolvimentos. Assim, elaborou sua análise de uma perspectiva histórico-cultural, pois a seu ver pesquisar como o outro organiza e representa o espaço significa investigar também as suas relações sociais.pt
dc.format.extent195 p.-
dc.language.isopor-
dc.publisherEditora Unesp-
dc.relation.ispartofseriesColeção PROPG Edição de Textos de Docentes e Pós-Graduados da UNESP-
dc.subjectCrianças deficientes visuais - Educaçãopt
dc.subjectCapacidade motora em criançaspt
dc.subjectInclusão escolarpt
dc.subjectEducação especialpt
dc.titleRepresentação gráfica e linguagem cartográfica tátil: estudo de casospt
dc.typeoutro-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISBN9788568334201.epub-
dc.identifier.capes33004137004P0-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.