You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/113739
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPaula, Luzia de Fátima-
dc.date.accessioned2015-01-06T18:30:38Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:15:33Z-
dc.date.available2015-01-06T18:30:38Z-
dc.date.available2016-10-25T20:15:33Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationPAULA, Luzia de Fátima. O ensino de língua portuguesa no Brasil, segundo João Wanderley Geraldi. São Paulo: Editora Unesp, 2014. ISBN 9788568334171-
dc.identifier.isbn9788568334171-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/113739-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/113739-
dc.description.abstractTentando compreender um importante momento da história do ensino de língua portuguesa no Brasil, a autora examina a proposta apresentada na coletânea O texto na sala de aula: leitura e produção, organizada pelo linguista e professor gaúcho João Wanderely Geraldi (1946-), na qual estão reunidos textos dele e de outros professores e pesquisadores. A abordagem do trabalho é principalmente histórica, centrada em pesquisa documental e bibliográfica, tendo a pesquisadora, para tanto, também localizado, recuperado, reunido e ordenado outros textos de Geraldi, de modo a analisar a configuração textual da coletânea e compreender o conjunto de aspectos constitutivos do sentido da proposta para o ensino de língua portuguesa segundo o linguista. Para a autora, essa proposta sofreu significativa influência principalmente das ideias franchianas sobre o ensino, das ideias bakhtinianas sobre linguagem e das ideias linguísticas de origem francesa, que começaram a ser veiculadas no Brasil a partir da década de 1980, caracterizando o interacionismo linguístico como base teórica do que Geraldi defendeu para o ensino de língua portuguesa no país.pt
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)pt
dc.format.extent185 p.-
dc.language.isopor-
dc.publisherEditora Unesp-
dc.relation.ispartofseriesColeção PROPG Edição de Textos de Docentes e Pós-Graduados da UNESP-
dc.subjectGeraldi, João Wanderley, 1946-pt
dc.subjectLíngua portuguesa - Estudo e ensino - Brasilpt
dc.subjectLíngua portuguesa - Gramáticapt
dc.subjectLivros eletrônicospt
dc.titleO ensino de língua portuguesa no Brasil, segundo João Wanderley Geraldipt
dc.typeoutro-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISBN9788568334171.epub-
dc.identifier.capes33004110040P5-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.