Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/113739
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Paula, Luzia de Fátima | - |
dc.date.accessioned | 2015-01-06T18:30:38Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T20:15:33Z | - |
dc.date.available | 2015-01-06T18:30:38Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T20:15:33Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.citation | PAULA, Luzia de Fátima. O ensino de língua portuguesa no Brasil, segundo João Wanderley Geraldi. São Paulo: Editora Unesp, 2014. ISBN 9788568334171 | - |
dc.identifier.isbn | 9788568334171 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/113739 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/113739 | - |
dc.description.abstract | Tentando compreender um importante momento da história do ensino de língua portuguesa no Brasil, a autora examina a proposta apresentada na coletânea O texto na sala de aula: leitura e produção, organizada pelo linguista e professor gaúcho João Wanderely Geraldi (1946-), na qual estão reunidos textos dele e de outros professores e pesquisadores. A abordagem do trabalho é principalmente histórica, centrada em pesquisa documental e bibliográfica, tendo a pesquisadora, para tanto, também localizado, recuperado, reunido e ordenado outros textos de Geraldi, de modo a analisar a configuração textual da coletânea e compreender o conjunto de aspectos constitutivos do sentido da proposta para o ensino de língua portuguesa segundo o linguista. Para a autora, essa proposta sofreu significativa influência principalmente das ideias franchianas sobre o ensino, das ideias bakhtinianas sobre linguagem e das ideias linguísticas de origem francesa, que começaram a ser veiculadas no Brasil a partir da década de 1980, caracterizando o interacionismo linguístico como base teórica do que Geraldi defendeu para o ensino de língua portuguesa no país. | pt |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | pt |
dc.format.extent | 185 p. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Editora Unesp | - |
dc.relation.ispartofseries | Coleção PROPG Edição de Textos de Docentes e Pós-Graduados da UNESP | - |
dc.subject | Geraldi, João Wanderley, 1946- | pt |
dc.subject | Língua portuguesa - Estudo e ensino - Brasil | pt |
dc.subject | Língua portuguesa - Gramática | pt |
dc.subject | Livros eletrônicos | pt |
dc.title | O ensino de língua portuguesa no Brasil, segundo João Wanderley Geraldi | pt |
dc.type | outro | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | ISBN9788568334171.epub | - |
dc.identifier.capes | 33004110040P5 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.