You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/113746
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorGonçalves, Natália Kneipp Ribeiro-
dc.date.accessioned2015-01-07T15:16:24Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:15:34Z-
dc.date.available2015-01-07T15:16:24Z-
dc.date.available2016-10-25T20:15:34Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationGONÇALVES, Natália Kneipp Ribeiro. As peças didáticas de Bertolt Brecht e o processo de alfabetização. São Paulo: Editora Unesp, 2014. ISBN 9788568334164-
dc.identifier.isbn9788568334164-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/113746-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/113746-
dc.description.abstractO trabalho tem como objetivo analisar as ideias e proposições das peças didáticas do poeta e dramaturgo alemão Bertolt Brecht (1898-1956), buscando possíveis relações entre tais textos, vistos em seus princípios didáticos, e as concepções que fundamentam o processo de alfabetização. Para a autora, o estudo é justificado pelo fato de que essa temática contribui para a compreensão dos processos pedagógicos, possibilitando a discussão das práticas educacionais na escola. A pesquisadora procede a um amplo estudo histórico e documental das peças, fazendo um levantamento dos princípios didáticos que elas contêm. Compõe em seguida um panorama das concepções em alfabetização no Brasil, recorrendo a trabalhos científicos, órgãos censitários e um debate entre três professoras que alfabetizam. A construção da relação entre os princípios didáticos e as concepções em alfabetização foi se estabelecendo através da interação com essas professoras. Nessa relação de interlocução, desenvolvida por entrevistas, professoras e pesquisadora estabeleceram, juntas, variadas e ricas possibilidades de reflexão da práxis pedagógica no processo de alfabetização por meio das peças didáticas de Brecht.pt
dc.format.extent132 p.-
dc.language.isopor-
dc.publisherEditora Unesp-
dc.relation.ispartofseriesColeção PROPG Edição de Textos de Docentes e Pós-Graduados da UNESP-
dc.subjectAlfabetizaçãopt
dc.subjectProfessores - Formaçãopt
dc.subjectPrática de ensinopt
dc.subjectAprendizagempt
dc.subjectEducação de adultospt
dc.subjectAlfabetização de adultospt
dc.subjectJovens - Educaçãopt
dc.titleAs peças didáticas de Bertolt Brecht e o processo de alfabetizaçãopt
dc.typeoutro-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISBN9788568334164.epub-
dc.identifier.capes33004137064P2-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.