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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/114144
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dc.contributor.authorBórnea, Eloá Rondi-
dc.contributor.authorGonçalves, Aguinaldo-
dc.contributor.authorPadovani, Carlos Roberto-
dc.date.accessioned2015-02-02T12:39:15Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:16:25Z-
dc.date.available2015-02-02T12:39:15Z-
dc.date.available2016-10-25T20:16:25Z-
dc.date.issued2014-03-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022014000100004-
dc.identifier.citationRevista Brasileira de Educação Médica. Associação Brasileira de Educação Médica, v. 38, n. 1, p. 25-30, 2014.-
dc.identifier.issn0100-5502-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/114144-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/114144-
dc.description.abstractThroughout a medical degree and its students' gradual entry into an area of specialization, cognitive assessments are widely applied and used in order to analyze learning procedures. The instrument used is not however always compatible or effective in evaluating the topics studied. Apart from gauging the extent of medical students' knowledge of STIs, the aim of this study is to investigate the existence of preferential distributions with regard to gender. In this descriptive observational cross-sectional study, 25 multiple-choice tests were, formulated according to Bloom's typology, the degree of difficulty and STIs' thematic core. They were then applied to 68 sixth-year interns. Results registered preferential distribution (p < 0.001) with homogeneity of students in the direction of the most frequent alternative and a polarization of correct answers in the categories of Knowledge and Analysis. The findings are representative of the current medical education model, in which the transmission of information dominates a development and reconstruction of knowledge, leading to the search for new strategies in teaching and assessment.en
dc.description.abstractDurante a graduação e o ingresso na especialidade, as avaliações cognitivas são amplamente aplicadas e utilizadas para analisar o aprendizado. Entretanto, nem sempre o instrumento empregado é compatível e suficiente para avaliar os tópicos aprendidos. O objetivo da presente investigação, além de apreender o grau de conhecimento que graduandos de Medicina detêm sobre DST, é investigar a existência de distribuições preferenciais a respeito segundo o gênero. Trata-se de um estudo observacional transversal descritivo de retroanálise. Foi adotada uma bateria de 25 testes de múltipla escolha formulados segundo a tipologia de Bloom, grau de dificuldade, núcleo temático das DST e aplicados a 68 internos do sexto ano. Os resultados registraram distribuição preferencial (p < 0,001) com homogeneidade do alunado em direção à alternativa mais frequente e polarização dos acertos nas categorias Conhecimento e Análise. Esses dados ilustram o modelo de educação médica atual, em que predomina a transmissão de informações ao invés da elaboração e reconstrução do conhecimento, o que tem levado à busca de novas estratégias de ensino e avaliação.pt
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)-
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)-
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.format.extent25-30-
dc.language.isopor-
dc.publisherAssociação Brasileira de Educação Médica-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectEducação Médicapt
dc.subjectDoenças Sexualmente Transmissíveispt
dc.subjectEstudantes de Medicinapt
dc.subjectAvaliação Educacionalpt
dc.subjectMedical Educationen
dc.subjectSexually Transmitted Infectionsen
dc.subjectMedical Studentsen
dc.subjectEducational Assessmenten
dc.titleAvaliando conhecimento em DST de graduandos em medicina segundo a taxonomia de bloompt
dc.title.alternativeEvaluating medical students' knowledge on STI according to bloom's taxonomyen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de São Paulo-
dc.description.affiliationPontifícia Universidade Católica de Campinas-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual de São Paulo-
dc.identifier.doi10.1590/S0100-55022014000100004-
dc.identifier.scieloS0100-55022014000100004-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS0100-55022014000100004.pdf-
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Educação Médica-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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