You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/114244
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSantos, Luciane Mulazani dos-
dc.contributor.authorMiarka, Roger-
dc.contributor.authorSiple, Ivanete Zuchi-
dc.date.accessioned2015-02-02T12:39:22Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:16:40Z-
dc.date.available2015-02-02T12:39:22Z-
dc.date.available2016-10-25T20:16:40Z-
dc.date.issued2014-08-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v28n49a24-
dc.identifier.citationBolema: Boletim de Educação Matemática. UNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de PesquisaPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática, v. 28, n. 49, p. 926-949, 2014.-
dc.identifier.issn0103-636X-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/114244-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/114244-
dc.description.abstractThe aim of this paper is to discuss the use of blogs, understood as an information and narrative communication technology, as one of the assessment devices of the “Practice in Teaching and Learning Mathematics” course of the Mathematics Program of a Brazilian public university. We present and discuss elements related to the choice of blogs as narrative educational technology applied to processes of assessment and reflection of the teaching practices of pre-service student teachers. After that, taking into consideration the blogs written by the students, we created categories that talk about the students’ pre-service teaching experience. We also discuss the use of blogs as a methodological resource, as a possibility for the students to narrate themselves, and as a possibility for them to talk about the practice of the being a teacher. We finish the paper discussing the blogs as pre-service teaching education in light of the concept of Educa/action by Bicudo (2003).en
dc.description.abstractEste artigo tem como objetivo discutir a utilização de blogs, entendidos como tecnologia da informação e da comunicação narrativa, como um dos instrumentos de avaliação da disciplina de Estágio Curricular Supervisionado do curso de Licenciatura em Matemática de uma universidade pública brasileira. Para isso, apresentamos e discutimos elementos relacionados à escolha do blog como tecnologia educacional narrativa aplicada em processos de avaliação e reflexão da prática docente dos estagiários. Em seguida, a partir da análise dos blogs relativos aos estágios dos alunos participantes da disciplina, articulamos categorias que dizem da experiência docente na formação inicial. Em um próximo movimento, buscamos discutir o uso dos blogs como recurso metodológico, ora como possibilidade de os alunos estagiários se narrarem, ora como possibilidade de narrarem sobre a prática do ser professor. Finalizamos o artigo discutindo este recurso como possibilidade para a formação inicial docente à luz do conceito de forma/ação de Bicudo (2003).pt
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)-
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)-
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.format.extent926-949-
dc.language.isopor-
dc.publisherUNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de PesquisaPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectBlogpt
dc.subjectNarrativapt
dc.subjectDisciplina de Estágiopt
dc.subjectFormação Inicialpt
dc.subjectForma/açãopt
dc.subjectBlogen
dc.subjectNarrativeen
dc.subjectPractice Courseen
dc.subjectPre-service Educationen
dc.subjectEduca/actionen
dc.titleO uso de blogs como tecnologia educacional narrativa para a forma/ação inicial docentept
dc.title.alternativeBlogs as a Narrative Educational Technology for the Pre-Service Educa/Actionen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Federal do Paraná (UFPR)-
dc.contributor.institutionUniversidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Federal do Paraná-
dc.description.affiliationUniversidade do Estado de Santa Catarina Centro de Ciências Tecnológicas-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-
dc.identifier.doi10.1590/1980-4415v28n49a24-
dc.identifier.scieloS0103-636X2014000200926-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS0103-636X2014000200926.pdf-
dc.relation.ispartofBolema: Boletim de Educação Matemática-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.