Você está no menu de acessibilidade

Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/114249
Título: 
Adoção de práticas de Green Supply Chain Management: mecanismos de indução e a importância das empresas focais
Título alternativo: 
Adoption of Green Supply Chain Management practices: mechanisms of induction and the role of focal companies
Autor(es): 
Instituição: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
0103-6513
Financiador: 
  • Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
  • Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
  • Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Resumo: 
  • The goal of this study is to analyze how green supply chain management (GSCM) practices are induced, both internally and externally, by focal companies on their supply chains located in the Brazilian high-tech segment. Eight case studies are conducted through the triangulation of data sources: interviews, observations and secondary data collection. The findings reveal specific mechanisms for inducing GSCM practices internally and externally, the principal of which are environmental training, logistics activities, the selection and evaluation of suppliers and green marketing. The focal firm is also identified as the vector in this process, inducing the adoption of green supply chain practices in the chain as a whole.
  • Este artigo tem como objetivo analisar como práticas de Green Supply Chain Management (GSCM) estão sendo induzidas, tanto interna quanto externamente, por empresas consideradas focais em suas cadeias de suprimentos localizadas no Brasil e atuantes no segmento de alta tecnologia. Foram realizados oito estudos de casos por meio da triangulação de fontes de dados: entrevistas, observações diretas e obtenção de dados secundários. Há mecanismos específicos para induzir práticas de GSCM internamente e externamente e destacam-se os mecanismos: treinamento ambiental, atividades logísticas, seleção e avaliação de fornecedores e marketing verde. Constatou-se também que a empresa focal é o vetor nesse processo.
Data de publicação: 
1-Dez-2014
Citação: 
Production. Associação Brasileira de Engenharia de Produção, v. 24, n. 4, p. 725-734, 2014.
Duração: 
725-734
Publicador: 
Associação Brasileira de Engenharia de Produção
Palavras-chaves: 
  • Green Supply Chain Management
  • Mecanismos de indução
  • Empresas de alta tecnologia
  • Brasil
  • Green Supply Chain Management
  • Induction mechanisms
  • High-tech companies
  • Brazil
Fonte: 
http://dx.doi.org/10.1590/S0103-65132014005000007
Endereço permanente: 
Direitos de acesso: 
Acesso aberto
Tipo: 
outro
Fonte completa:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/114249
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

Não há nenhum arquivo associado com este item.
 

Itens do Acervo digital da UNESP são protegidos por direitos autorais reservados a menos que seja expresso o contrário.