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dc.contributor.authorArantes, Ariana Fernandes-
dc.contributor.authorJabbour, Ana Beatriz Lopes De Sousa-
dc.contributor.authorJabbour, Charbel José Chiappetta-
dc.date.accessioned2015-02-02T12:39:22Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:16:41Z-
dc.date.available2015-02-02T12:39:22Z-
dc.date.available2016-10-25T20:16:41Z-
dc.date.issued2014-12-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0103-65132014005000007-
dc.identifier.citationProduction. Associação Brasileira de Engenharia de Produção, v. 24, n. 4, p. 725-734, 2014.-
dc.identifier.issn0103-6513-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/114249-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/114249-
dc.description.abstractThe goal of this study is to analyze how green supply chain management (GSCM) practices are induced, both internally and externally, by focal companies on their supply chains located in the Brazilian high-tech segment. Eight case studies are conducted through the triangulation of data sources: interviews, observations and secondary data collection. The findings reveal specific mechanisms for inducing GSCM practices internally and externally, the principal of which are environmental training, logistics activities, the selection and evaluation of suppliers and green marketing. The focal firm is also identified as the vector in this process, inducing the adoption of green supply chain practices in the chain as a whole.en
dc.description.abstractEste artigo tem como objetivo analisar como práticas de Green Supply Chain Management (GSCM) estão sendo induzidas, tanto interna quanto externamente, por empresas consideradas focais em suas cadeias de suprimentos localizadas no Brasil e atuantes no segmento de alta tecnologia. Foram realizados oito estudos de casos por meio da triangulação de fontes de dados: entrevistas, observações diretas e obtenção de dados secundários. Há mecanismos específicos para induzir práticas de GSCM internamente e externamente e destacam-se os mecanismos: treinamento ambiental, atividades logísticas, seleção e avaliação de fornecedores e marketing verde. Constatou-se também que a empresa focal é o vetor nesse processo.pt
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)-
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)-
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.format.extent725-734-
dc.language.isopor-
dc.publisherAssociação Brasileira de Engenharia de Produção-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectGreen Supply Chain Managementpt
dc.subjectMecanismos de induçãopt
dc.subjectEmpresas de alta tecnologiapt
dc.subjectBrasilpt
dc.subjectGreen Supply Chain Managementen
dc.subjectInduction mechanismsen
dc.subjectHigh-tech companiesen
dc.subjectBrazilen
dc.titleAdoção de práticas de Green Supply Chain Management: mecanismos de indução e a importância das empresas focaispt
dc.title.alternativeAdoption of Green Supply Chain Management practices: mechanisms of induction and the role of focal companiesen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUNESP-
dc.description.affiliationUnespUNESP-
dc.identifier.doi10.1590/S0103-65132014005000007-
dc.identifier.scieloS0103-65132014000400001-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS0103-65132014000400001.pdf-
dc.relation.ispartofProduction-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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