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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/114282
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dc.contributor.authorTozoni-reis, Marília Freitas De Campos-
dc.contributor.authorCampos, Luciana Maria Lunardi-
dc.date.accessioned2015-02-02T12:39:24Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:16:45Z-
dc.date.available2015-02-02T12:39:24Z-
dc.date.available2016-10-25T20:16:45Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.38112-
dc.identifier.citationEducar em Revista. Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná, n. spe3, p. 145-162, 2014.-
dc.identifier.issn0104-4060-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/114282-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/114282-
dc.description.abstractAmong the strategies taken by environmental education at primary and secondary schools (basic schooling) in Brazil there is the need to think of its insertion through school curricula. This is linked to teacher education, among others. According to the LDB (National Educational Bases and Guidelines Law, n. 9.394/96) that kind of education must happen in higher levels. Considering that those teachers are trained especially during teaching degree courses, this article aims to problematize the initial undergraduate education of teachers and to reflect on their role in environmental education at basic schools. It talks about the curricular insertion of environmental education under the perspective of full human development and teachers' training as protagonist environmental educators of this process. Taking the Historical-Critical Pedagogy as reference, which considers that the role of schools is to systematize the knowledge elaborated by the culture, the article also brings to light some analysis on the basic school teacher educational policy in teaching degree courses.en
dc.description.abstractDentre as estratégias da educação ambiental nas escolas de educação básica no Brasil está a necessidade de pensarmos sua inserção através dos currículos escolares. Isso nos remete, entre outras, à questão da formação dos professores. Essa formação, segundo a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/96), deve ser realizada em nível superior. Considerando-se que esses professores são formados principalmente nos cursos de licenciatura, este artigo tem como objetivo problematizar a formação inicial de professores no ensino superior, refletindo sobre seu papel na educação ambiental na educação básica. Trata da inserção curricular da educação ambiental na perspectiva de formação humana plena e a formação dos professores como educadores ambientais como protagonistas deste processo. Tendo como referência a Pedagogia Histórico-Crítica, que defende que o papel da escola é a sistematização dos saberes elaborados pela cultura, o artigo traz também algumas análises da política de formação de professores da educação básica nos cursos de Licenciatura.pt
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)-
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)-
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.format.extent145-162-
dc.language.isopor-
dc.publisherSetor de Educação da Universidade Federal do Paraná-
dc.sourceSciELO-
dc.subjecteducação ambiental escolarpt
dc.subjectcurrículos escolarespt
dc.subjectformação de professorespt
dc.subjectschool environmental educationen
dc.subjectschool curriculaen
dc.subjectteacher educationen
dc.titleEducação ambiental escolar, formação humana e formação de professores: articulações necessáriaspt
dc.title.alternativeEnvironmental Education in school education, human formation and teacher education: required connexionsen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Departamento de Educação do Instituto de Biociências-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Departamento de Educação do Instituto de Biociências-
dc.identifier.doi10.1590/0104-4060.38112-
dc.identifier.scieloS0104-40602014000700010-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS0104-40602014000700010.pdf-
dc.relation.ispartofEducar em Revista-
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