You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/114318
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorNovelli, Valéria Aparecida Moreira-
dc.contributor.authorHoffmann, Wanda Aparecida Machado-
dc.contributor.authorGracioso, Luciana De Souza-
dc.date.accessioned2015-02-02T12:39:26Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:16:50Z-
dc.date.available2015-02-02T12:39:26Z-
dc.date.available2016-10-25T20:16:50Z-
dc.date.issued2014-09-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/1981-5344/1626-
dc.identifier.citationPerspectivas em Ciência da Informação. Escola de Ciência da Informação da UFMG, v. 19, n. 3, p. 30-51, 2014.-
dc.identifier.issn1413-9936-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/114318-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/114318-
dc.description.abstractThe study reports the use of tools for mediating of sources of information by national and international university libraries. The study was exploratory and made use of content analysis that included both a quantitative and qualitative approach of 24 selected websites from the best international and national universities libraries websites, according to some indicators, namely, Webometrics Ranking of World's Universities, World University Rankings 2011-2012 and General Index Course. The aim was to investigate and identify trends in applications of tools for activities of mediation within processes to access, search and learn the use of sources of information in university libraries. The results provide a general overview on how university libraries are conducting the mediation of sources of information, with special regards to bibliographic databases. Variations in the scale of implementation of these tools among international and national libraries as well as some examples of tools could be highlighted. One may conclude that, given the availability and increasingly growing accessibility of sources of information, it is necessary to use them effectively and efficiently. Within this context, it is up to the librarian to reflect upon, select and implement the most feasible actions and tools more viable of the each library's reality, taking into account specific particularities of generations and types of users, diversity of technology offered to these users as well as to non-users, autonomy, encouragement and facilities to access, search and use of sources of information.en
dc.description.abstractA pesquisa relata o uso de ferramentas para mediação de fontes de informação por bibliotecas universitárias nacionais e internacionais. O estudo foi de caráter exploratório e utilizou análise de conteúdo, com abordagem quantitativa e qualitativa, de websites de 24 bibliotecas selecionadas dentre as melhores universidades internacionais e nacionais segundo indicadores da Webometrics Ranking of World's Universities, World University Rankings 2011-2012 e Índice Geral de Cursos. Objetivou-se investigar e identificar tendências de aplicações de ferramentas para as atividades de mediação dos processos de acesso, busca e aprendizagem do uso de fontes de informação em bibliotecas universitárias. Os resultados apontam um panorama geral de como as bibliotecas universitárias estão realizando o processo de mediação de fontes de informação, especialmente em relação às bases de dados bibliográficas. Observou-se variações na escala de implementação dessas ferramentas entre as bibliotecas internacionais e as bibliotecas nacionais, bem como o destaque de algumas delas. Conclui-se que diante da disponibilidade e acessibilidade cada vez mais crescente das fontes de informação, torna-se necessário que estas sejam utilizadas de forma eficaz e eficiente. Neste contexto cabe ao bibliotecário refletir, selecionar e implementar ações e ferramentas mais viáveis à realidade de cada biblioteca, considerando as características específicas das gerações e categorias de usuários, a diversidade de tecnologias ofertadas a estes usuários e também aos não usuários, autonomia, estímulo e facilidades para o acesso, busca e uso das fontes de informação.pt
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)-
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)-
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.format.extent30-51-
dc.language.isopor-
dc.publisherEscola de Ciência da Informação da UFMG-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectBases de Dados Bibliográficaspt
dc.subjectBibliotecas Universitáriaspt
dc.subjectFontes de Informaçãopt
dc.subjectMediação da informaçãopt
dc.subjectBibliographic Databaseen
dc.subjectUniversity Librariesen
dc.subjectSources of Informationen
dc.subjectMediation of Informationen
dc.titleFerramentas para mediação de fontes de informação: avaliação sobre seus usos em bibliotecas universitárias nacionais e internacionaispt
dc.title.alternativeTools for mediating of sources of information: an evaluation of their use in national and international university librariesen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.contributor.institutionUniversidade Federal de São Carlos (UFSCar)-
dc.contributor.institutionUniversidade Federal de São Carlos (UFSCar)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Biblioteca do Instituto de Química-
dc.description.affiliationUFSCar Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais-
dc.description.affiliationUFSCar Departamento de Ciência da Informação Programa de Pós Graduação em Ciência, Tecnologia-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Biblioteca do Instituto de Química-
dc.identifier.doi10.1590/1981-5344/1626-
dc.identifier.scieloS1413-99362014000300003-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS1413-99362014000300003.pdf-
dc.relation.ispartofPerspectivas em Ciência da Informação-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.