You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/114320
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorEscrivão, Giovana-
dc.contributor.authorNagano, Marcelo-
dc.date.accessioned2015-02-02T12:39:26Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:16:50Z-
dc.date.available2015-02-02T12:39:26Z-
dc.date.available2016-10-25T20:16:50Z-
dc.date.issued2014-12-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/1981-5344/1602-
dc.identifier.citationPerspectivas em Ciência da Informação. Escola de Ciência da Informação da UFMG, v. 19, n. 4, p. 136-159, 2014.-
dc.identifier.issn1413-9936-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/114320-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/114320-
dc.description.abstractAlthough the importance of knowledge management for any organizational environment as a strategy to confront the current instability has been widely recognized, little is known concerning the creation of organizational knowledge. Different contexts that knowledge management can be applied providing creation of new knowledge and its better use, like in the environmental education on accounting of growing environmental degradation. The present paper analyzes and describes the process of knowledge creation in environmental education programs at the two largest Brazilians public universities by conducting comparative case studies. This research can be classified as qualitative with a descriptive characteristic conducted through case studies, as a detailed study of the characteristics of the environmental education programs was realized in two major Brazilian universities. The methods used to collect and analyze the data were interviews and content analysis. At the end of the study it was made some suggestions of practices that can provide manage of the environmental knowledge and incentive for the creation of new knowledge to environmental education programs, as replacing the teams, that are homogeneous, by heterogeneous teams in order to share different contexts, know-how and knowledge. Concerning theory of knowledge creation, some results of studied cases made available the identification of eight observations that question some assumptions of this theory, as the high turnover or the guaranteed stability on work can perform on employees' commitment to knowledge creation.en
dc.description.abstractA importância da gestão do conhecimento para qualquer ambiente organizacional como uma estratégia de enfrentamento à instabilidade atual é amplamente reconhecida, apesar disso, pouco se sabe sobre a criação do conhecimento organizacional. Diversos são os contextos em que a gestão do conhecimento pode ser aplicada proporcionando a geração de novos conhecimentos, sendo um deles a educação ambiental, diante da crescente degradação ambiental. O objetivo dessa pesquisa é analisar e descrever o processo de criação do conhecimento em programas de educação ambiental. A pesquisa tem natureza qualitativa e caráter descritivo e pode ser definida como estudo de casos, pois foi realizado um estudo aprofundado das características dos programas de educação ambiental em duas das principais universidades brasileiras. Os métodos utilizados para coletar e analisar os dados foram a entrevista e a análise de conteúdo. Ao final da pesquisa pôde-se sugerir práticas aos programas de educação ambiental que podem proporcionar a gestão e estimular a criação de novos conhecimentos, como por exemplo, substituir as equipes, que são atualmente homogêneas, por equipes heterogêneas para que diferentes contextos, experiências e conhecimentos sejam compartilhados. No que diz respeito a teoria da criação de conhecimento, os casos estudados possibilitaram a identificação de observações sobre alguns pressupostas desta teoria, como por exemplo, a alta rotatividade dos alunos e a estabilidade garantida dos funcionários influem sobre o comprometimento destes com a criação de conhecimento.pt
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)-
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)-
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.format.extent136-159-
dc.language.isopor-
dc.publisherEscola de Ciência da Informação da UFMG-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectGestão do conhecimentopt
dc.subjectCriação do conhecimentopt
dc.subjectConhecimentopt
dc.subjectInformaçãopt
dc.subjectEducação ambientalpt
dc.subjectProgramas de educação ambientalpt
dc.subjectUniversidadespt
dc.subjectKnowledge managementen
dc.subjectKnowledge creationen
dc.subjectKnowledgeen
dc.subjectInformationen
dc.subjectEnvironmental educationen
dc.subjectEnvironmental education programsen
dc.subjectUniversitiesen
dc.titleGestão do conhecimento na educação ambiental: estudo de casos em programas de educação ambiental em universidades brasileiraspt
dc.title.alternativeKnowledge management in environmental education:case studies in environmental education programs in Brazilian universitiesen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.contributor.institutionUniversidade de São Paulo (USP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara-
dc.description.affiliationUniversidade de São Paulo Escola de Engenharia de São Carlos-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara-
dc.identifier.doi10.1590/1981-5344/1602-
dc.identifier.scieloS1413-99362014000400009-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS1413-99362014000400009.pdf-
dc.relation.ispartofPerspectivas em Ciência da Informação-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.