You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/114386
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSousa, Nilza Coqueiro Pires de-
dc.contributor.authorHunger, Dagmar Aparecida Cynthia França-
dc.contributor.authorCaramaschi, Sandro-
dc.date.accessioned2015-02-02T12:39:29Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:16:59Z-
dc.date.available2015-02-02T12:39:29Z-
dc.date.available2016-10-25T20:16:59Z-
dc.date.issued2014-09-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/1807-55092014000300505-
dc.identifier.citationRevista Brasileira de Educação Física e Esporte. Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo, v. 28, n. 3, p. 505-520, 2014.-
dc.identifier.issn1807-5509-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/114386-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/114386-
dc.description.abstractThe aim of this descriptive study, qualitative and quantitative in nature, was to analyze whether the content is broken down on the dance Political Pedagogical Project (PPP) in the Schools; presents itself as teaching dance classes in Physical Education and Art, which the teachers' knowledge of content in dance recommended National Curriculum, where importance is given to teaching dance at school and what are its limits. It was used a questionnaire with open and closed issues for sixty-four effective teachers of art and physical education of the public State and municipal network of a city in the State of São Paulo in Brazil. In summary, it was found that these teachers do not have an effective and collective participation during the process of construction of the PPP education; they know, but apply very little and with restrictions on the contents of dance suggested by PCN's of their respective disciplines, are basically relegated to the festivities school and dance are the difficulties faced by many teachers in the school dance. We conclude as necessary to unite and integrate these educators in favor of contents school dance, so she effectively occupy its space in Physical Education classes and Arten
dc.description.abstractO objetivo deste estudo descritivo, de natureza qualitativa e quantitativa, foi analisar se o conteúdo referente à dança está discriminado no Projeto Político Pedagógico (PPP) das Escolas; como se apresenta o ensino da dança nas aulas de Educação Física e de Arte; qual o conhecimento dos professores do conteúdo dança preconizado nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's); qual importância é dada ao ensino da dança na escola e quais são os seus limites. Utilizou-se um questionário com questões abertas e fechadas para 64 professores efetivos de Educação Física e de Arte da rede pública estadual e municipal de uma cidade do interior do Estado de São Paulo. Em síntese, constatou-se que esses professores não têm uma participação efetiva e coletiva durante o processo de construção do PPP educacional; que eles conhecem, mas aplicam muito pouco e com restrições os conteúdos de dança sugeridos pelos PCN's; que estão relegadas basicamente às festividades escolares e que são muitas as dificuldades enfrentadas pelos professores no ensino da dança na escola. Conclui-se como necessária à união e integração desses educadores em prol do ensino da dança na escola, para que ela ocupe efetivamente seu espaço nas aulas de Educação Física e de Arte.rol do ensino da dança na escola, para que ela ocupe efetivamente seu espaço nas aulas de Educação Física e de Arte.pt
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)-
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)-
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.format.extent505-520-
dc.language.isopor-
dc.publisherEscola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectDanceen
dc.subjectPedagogical political projecten
dc.subjectNational curriculumen
dc.subjectPhysical educationen
dc.subjectArtsen
dc.subjectDançapt
dc.subjectProjeto político pedagógicopt
dc.subjectParâmetros curriculares nacionaispt
dc.subjectEducação físicapt
dc.subjectArtept
dc.titleO ensino da dança na escola na ótica dos professores de Educação Física e de Artept
dc.title.alternativeDance teaching at school in optical teachers of Physical Education and Arten
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Instituto de Biociências-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Instituto de Biociências-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências-
dc.identifier.doi10.1590/1807-55092014000300505-
dc.identifier.scieloS1807-55092014000300505-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS1807-55092014000300505.pdf-
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Educação Física e Esporte-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.