You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/114424
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMarques, A. C.-
dc.contributor.authorAkasaki, J. L.-
dc.contributor.authorTrigo, A. P. M.-
dc.contributor.authorMarques, M. L.-
dc.date.accessioned2015-02-02T12:39:31Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:17:04Z-
dc.date.available2015-02-02T12:39:31Z-
dc.date.available2016-10-25T20:17:04Z-
dc.date.issued2008-06-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1983-41952008000200001-
dc.identifier.citationRevista IBRACON de Estruturas e Materiais. IBRACON - Instituto Brasileiro do Concreto, v. 1, n. 2, p. 113-120, 2008.-
dc.identifier.issn1983-4195-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/114424-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/114424-
dc.description.abstractIn this work it was evaluated the influence tire rubber addition in mortars in order to replace part of the sand (12% by volume). It was also intended to verify if the tire rubber treatment with NaOH saturated aqueous solution causes interference on the mechanical properties of the mixture. Compressive strength, splitting tensile strength, water absorption, modulus of elasticity, and flow test were made in specimens of 5cmx10cm and the tests were carried out to 7, 28, 56, 90, and 180 days. The results show reduction on mechanical properties values after addition of tire rubber and decrease of the workability. It was also observed that the tire rubber treatment does not cause any alteration on the results compared to the rubber without treatment.en
dc.description.abstractNeste trabalho foi avaliada a influência da adição de borracha de pneus em argamassas substituindo parte da areia (12% em volume). O trabalho também tem como objetivo verificar se o tratamento da superfície da borracha com solução aquosa saturada de NaOH, causa interferência nas propriedades mecânicas das misturas. Foram feitos ensaios de trabalhabilidade, resistência à compressão, resistência à tração e módulo de elasticidade em corpos-de-prova de 5x10(cm) para as idades de 7, 28, 56 e 90 dias. Os resultados mostram redução nos valores das propriedades mecânicas após a adição da borracha de pneu e perda da trabalhabilidade. Também foi observado que o tratamento da superfície da borracha de pneu não demonstra alteração nos resultados quando comparados com os resultados dos corpos-de-prova que não sofreram tratamento.pt
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)-
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)-
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.format.extent113-120-
dc.language.isoeng-
dc.publisherIBRACON - Instituto Brasileiro do Concreto-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectargamassa com borracha de pneupt
dc.subjectpropriedades mecânicas e resíduospt
dc.subjecttire rubber mortaren
dc.subjectmechanical propertiesen
dc.subjectand waste managementen
dc.titleInfluence of the surface treatment of tire rubber residues added in mortarsen
dc.title.alternativeInfluência do tipo de tratamento da superfície de resíduos de borracha de pneus adicionados em argamassaspt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUNESP Departamento de Engenharia Civil-
dc.description.affiliationUnespUNESP Departamento de Engenharia Civil-
dc.identifier.doi10.1590/S1983-41952008000200001-
dc.identifier.scieloS1983-41952008000200001-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS1983-41952008000200001.pdf-
dc.relation.ispartofRevista IBRACON de Estruturas e Materiais-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.