You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/114613
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPait, Heloisa-
dc.date.accessioned2015-02-02T12:39:41Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:17:31Z-
dc.date.available2015-02-02T12:39:41Z-
dc.date.available2016-10-25T20:17:31Z-
dc.date.issued2005-12-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.390-
dc.identifier.citationEducar em Revista. Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná, n. 26, p. 01-22, 2005.-
dc.identifier.issn0104-4060-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/114613-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/114613-
dc.description.abstractWhat is the role of teachers in a world of massive information and constantly shifting media spheres? Should he or she resist such changes or accept them acritically? We show here the core of the student-teacher relationship should be preserved if we are to create and maintain a rich public dialogue in our societies. Through pieces of prose, we reflect upon teachers' strategies for navigating complex media spaces. We present four types of teachers: the teacher of the book, the theatrical teacher, the televisual teacher, and the telegraphic teacher. Particular attention is given to the televisual teacher, who is responsible for organizing dispersed information as well as helping students withstand the eventual lack of meaning without ever abandoning the communicative game proposed by television.en
dc.description.abstractQual o papel do professor numa sociedade saturada de informação e marcada por mudanças constantes em suas esferas comunicativas? Ele deve resistir a essas mudanças ou aceitá-las acriticamente? Mostramos aqui que a preservação do núcleo central da relação professor-aluno é crucial para termos um diálogo público rico em nossas sociedades. Através de breves narrativas, refletimos sobre as estratégias usadas por professores para navegar em distintos espaços comunicativos. Os quatro tipos de professor apresentados são o professor do livro, o professor teatral, o professor televisivo e o professor telegráfico. Essa tipologia se refere a modos de incorporar e dar sentido a formas mediáticas distintas. Atenção especial é dada ao professor televisivo, aquele responsável pela organização de informação dispersa e também por ajudar os alunos a tolerar a eventual falta de sentido do campo comunicativo criado pela televisão.pt
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)-
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)-
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.format.extent01-22-
dc.language.isopor-
dc.publisherSetor de Educação da Universidade Federal do Paraná-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectensinopt
dc.subjectmídiapt
dc.subjecttelevisãopt
dc.subjectsilênciopt
dc.subjectespaço públicopt
dc.subjecteducationen
dc.subjectmediaen
dc.subjecttelevisionen
dc.subjectsilenceen
dc.subjectpublic spaceen
dc.titleAnéis de prata: alunos e professores na sociedade da comunicaçãopt
dc.title.alternativeSilver rings: students and teachers in a media societyen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara departamento de Psicologia da Educação-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara departamento de Psicologia da Educação-
dc.identifier.doi10.1590/0104-4060.390-
dc.identifier.scieloS0104-40602005000200012-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS0104-40602005000200012.pdf-
dc.relation.ispartofEducar em Revista-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.