You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/114624
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorDi Giorgi, Cristiano Amaral Garboggini-
dc.contributor.authorMilitão, Silvio Cesar Nunes-
dc.contributor.authorMilitão, Andréia Nunes-
dc.contributor.authorPerboni, Fabio-
dc.contributor.authorRamos, Regina Célia-
dc.contributor.authorLima, Vanda Moreira Machado-
dc.contributor.authorLeite, Yoshie Ussami Ferrari-
dc.date.accessioned2015-02-02T12:39:42Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:17:33Z-
dc.date.available2015-02-02T12:39:42Z-
dc.date.available2016-10-25T20:17:33Z-
dc.date.issued2014-12-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362014000400008-
dc.identifier.citationEnsaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Fundação CESGRANRIO, v. 22, n. 85, p. 1027-1056, 2014.-
dc.identifier.issn0104-4036-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/114624-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/114624-
dc.description.abstractThe article discusses an important dimension of education today and points out suggestions for the improvement of the National Textbook Program (PNLD), considering its importance to the improvement of the quality of Brazilian education. The methodological procedures adopted for the preparation of this work are made up of bibliographic and documentary research, a questionnaire with 36 teachers of the early years of elementary education in a municipal education network in the State of São Paulo. We argue that PNLD can constitute an element for increasing the cultural capital of students, especially the weaker sections of society, who, in general, do not have access to books, and that it can be a relevant teaching resource in the pedagogical work of teachers. We propose, through critical analysis, that the PNLD distributes, to every basic education student, textbooks that really belong to them.en
dc.description.abstractO artigo problematiza uma importante dimensão da educação na atualidade e aponta sugestões para o aperfeiçoamento do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), considerando sua importância para a melhoria da qualidade da educação brasileira. Os procedimentos metodológicos adotados para a elaboração deste trabalho constituem-se de pesquisa bibliográfica e documental, aplicação de questionário junto a 36 professores dos anos iniciais do ensino fundamental de uma rede municipal de educação no interior do Estado de São Paulo. Defendemos que o PNLD pode constituir-se num elemento para a ampliação do capital cultural dos alunos, em especial, das camadas mais desfavorecidas da sociedade que, de modo geral, não têm acesso a livros, além de relevante recurso didático no trabalho pedagógico dos professores. Propomos, mediante análise crítica, que o PNLD distribua livros didáticos consumíveis a todos os alunos da educação básica.pt
dc.description.abstractEl artículo se propone discutir la necesidad de reformular el Programa Nacional de Libros de Texto (PNLD) en Brasil, considerándolo un elemento que contribuye para la expansión del capital cultural de los estudiantes, especialmente de los más desfavorecidos y, por ende, mejorar la calidad de la educación brasileña. Los procedimientos metodológicos adoptados en la elaboración de este trabajo se componen de investigación bibliográfica y documental, un cuestionario aplicado a 36 docentes del primer ciclo de la educación primaria en una red municipal de educación en el Estado de San Pablo. Argumentamos que el PNLD puede aumentar el capital cultural de los estudiantes, especialmente de los sectores más desamparados de la sociedad, que, en general, no tienen acceso a los libros, y también puede ser importante como recurso didáctico en el trabajo pedagógico de los docentes. Además de recuperar la discusión de la adopción del libro de texto, este trabajo aboga por cambios en el PNLD, proponiendo que todos los estudiantes de la educación Básica comiencen a recibir sus libros.es
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)-
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)-
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.format.extent1027-1056-
dc.language.isopor-
dc.publisherFundação CESGRANRIO-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectLivro Didáticopt
dc.subjectPNLDpt
dc.subjectPolíticas Públicaspt
dc.subjectCapital Culturalpt
dc.subjectTextbooken
dc.subjectPNLDen
dc.subjectPublic Policyen
dc.subjectCultural Capitalen
dc.titleUma proposta de aperfeiçoamento do PNLD como política pública: o livro didático como capital cultural do aluno/famíliapt
dc.title.alternativeUna propuesta para mejorar el PNLD como política pública: el libro de texto como capital cultural del estudiante/familiaes
dc.title.alternativeA proposal for improving the PNLD as public policy: the textbook as the cultural capital of the student/familyen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.contributor.institutionUniversidade Federal da Grande Dourados (UFGD)-
dc.contributor.institutionUniversidade de São Paulo (USP)-
dc.description.affiliationUNESP FCT Departamento de Educação-
dc.description.affiliationUNESP FHDSS-
dc.description.affiliationUNESP FCT Programa de Pós-graduação em Educação-
dc.description.affiliationUniversidade Federal da Grande Dourados Faculdade de Educação-
dc.description.affiliationUNESP FCT Departamento de Matemática-
dc.description.affiliationUSP FE-
dc.description.affiliationUnespUNESP FCT Departamento de Educação-
dc.description.affiliationUnespUNESP FHDSS-
dc.description.affiliationUnespUNESP FCT Programa de Pós-graduação em Educação-
dc.description.affiliationUnespUNESP FCT Departamento de Matemática-
dc.identifier.doi10.1590/S0104-40362014000400008-
dc.identifier.scieloS0104-40362014000400008-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS0104-40362014000400008.pdf-
dc.relation.ispartofEnsaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.