You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/114693
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorColombani, Fabiola-
dc.contributor.authorMartins, Raul Aragão-
dc.contributor.authorMorais, Alessandra de-
dc.date.accessioned2015-02-24T13:57:22Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:17:42Z-
dc.date.available2015-02-24T13:57:22Z-
dc.date.available2016-10-25T20:17:42Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.14572/nuances.v25i1.2724-
dc.identifier.citationNuances, v. 25, n. 1, p. 193-210, 2014.-
dc.identifier.issn2236-0441-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/114693-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/114693-
dc.description.abstractThis paper critically discusses the diagnosis of Attention Deficit Disorder and Hyperactivity Disorder (ADHD), which concern the increasing number of referrals. Backed by a hegemonic vision and medicalized, such pathology conquered space currently and directly affects education, it transfers to the field of health issues from the field of education. In the quest for solving the problems of indiscipline and learning moves from a political- pedagogical discussion and uses the administration of drugs known as "drugs of obedience”. Thus, this article aims to trigger a reflection on the pathologizing and medicalization of childhood but also briefly highlight some control mechanisms that have been initiated over time and their implications for the moral development of the child. For both employ this discussion peculiarities of genealogical position of Foucault and the constructivist theory of Piaget.en
dc.description.abstractO presente texto aborda criticamente o diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), o qual preocupa pelo crescente número de encaminhamentos. Respaldado por uma visão hegemônica e medicalizante, o diagnóstico de tal patologia conquistou espaço na atualidade e atinge diretamente a educação, pois transfere para o campo da saúde questões provenientes do campo educacional. Na busca por solucionar a indisciplina e os problemas de aprendizagem, deslocase de uma discussão político-pedagógica e utiliza-se a administração de medicamentos conhecidos como “drogas da obediência”. Desta forma, este texto pretende disparar uma reflexão sobre a patologização e a medicalização da infância como, também, ressaltar brevemente alguns mecanismos de controle que foram instaurados ao longo do tempo e suas implicações ao desenvolvimento moral da criança. Para tanto, emprega-se nesta discussão peculiaridades da posição genealógica de Foucault e da teoria construtivista de Piaget.pt
dc.description.abstractEste artículo discute críticamente el diagnóstico de Transtorno por Déficit de Atención e Hiperactividad (TDAH) , que se refieren al creciente número de referencias . Con el respaldo de una visión hegemónica y medicalizante , la dicha patología conquistó espacio actualmente y afecta directamente a la educación , se transfiere a la salud cuestiones de la educación. En la búsqueda de la solución de los problemas de indisciplina, se mueve de un debate político-pedagógico de aprendizaje y utiliza la administración de las drogas conocidas como " drogas de la obediencia. " Por lo tanto , este artículo tiene como objetivo provocar una reflexión sobre la patologización y medicalización de la infancia, pero también destacar brevemente algunos mecanismos de control que se han iniciado en el tiempo y sus implicaciones para el desarrollo moral del niño . Para tanto emplearemos en esta discusión peculiaridades de la posición genealógica de Foucault y de la teoría constructivista de Piaget.es
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.format.extent193-210-
dc.language.isopor-
dc.sourceCurrículo Lattes-
dc.titleTranstorno de déficit de atenção e hiperatividade: a medicalização e a coação no desenvolvimento moralpt
dc.title.alternativeTranstorno por déficit de atención e hiperactividad: la medicalización y la coerción en el desarrollo morales
dc.title.alternativeAttention deficit disorder and hyperactivity disorder: the medicalization and the coercion in moral developmenten
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Psicologia da Educação, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, Av. Hygino Muzzi Filho, 737, CEP 17525-900, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Psicologia da Educação, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, Av. Hygino Muzzi Filho, 737, CEP 17525-900, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUnespDepartamento de Educação do IBILCE, UNESP, campus de São José do Rio Preto – SP-
dc.identifier.doi10.14572/nuances.v25i1.2724-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN22360441-2014-25-01-193-210.pdf-
dc.relation.ispartofNuances-
dc.identifier.lattes5280609431204460-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.